quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tratamentos de Radioterapia

Se o ano de 2008 foi “riquíssimo” em tratamentos de quimioterapia, o mês de Janeiro de 2009 foi “cheio” e “novo” com os tratamentos de radioterapia.

Foi novidade! Os tratamentos foram realizados num outro hospital o que fez com que os meus níveis de stress e nervosismo subissem a pique. Saí da minha zona de conforto… O Hospital Universitário de Coimbra, serviço de radioterapia, tem óptimas condições e muito bons profissionais o que contribuiu para a minha confiança, paz e sucesso.

Antes de iniciar os tratamentos de radio fiz várias análises ao sangue e TAC’s para saberem exactamente qual a localização, a área a ser tratada. Não foi fácil porque o estômago não é um órgão que esteja parado e houve necessidade de me fazerem uma “revisão” para uma marcação mais precisa e eficiente. Os pontos são marcados no corpo com uma agulha com tinta da china e nunca mais desaparecem.

Fiz um total de 18 tratamentos, 2 tratamentos em 30 e 31 de Dezembro de 2008 e 16 tratamentos durante o mês de Janeiro, com a duração de cerca de 15/20 minutos cada um. Com hora marcada, chegava ao hospital, dirigia-me à secretaria e aguardava que chamassem o meu nome através de um altifalante. Tinha uma cabine onde me despia, ficava em cuecas e meias, vestia uma bata e dirigia-me a uma sala com uma máquina semelhante a uma máquina de realizar TAC’s, onde a única diferença é ter um quadrado com réguas estrategicamente bem posicionada sobre a zona a tratar.


Durante a realização dos tratamentos, quando estava deitada, tinha um ritual… Fechava os olhos e rezava o Pai Nosso e a Avé Maria e falava com Deus e Nossa Senhora para que os tratamentos fizessem efeito e tudo terminasse o mais rápido e da melhor maneira possível. Rezava por mim e por todos os doentes.

A deslocação para o hospital era feita de 2.ª a 6.ª feira de ambulância, sempre com a companhia do meu pai.

As viagens eram longas e chatas. Estava sempre desejosa para chegar, fazer o tratamento e vir embora para casa. Neste momento e olhando para trás, acho que me cansei mais das viagens do que propriamente dos tratamentos. Andava cansada, estoirada e o que mais queria era distância do meu telemóvel! Não havia paciência! Paz e sossego era o que mais ambicionava e desejava.

Os efeitos secundários foram variados e diversos, não foram tão maus como os da quimio, mas deixaram-me em “baixo de forma”. O pior de todos foi sem dúvida o estado lastimável em que minha boca ficou. Actualmente, ainda não consegui tratar e curar os meus dentes e gengivas. Espero que a “má onda” que tem atravessado a minha vida me permita ter saúde para poder trabalhar e ganhar o dinheiro necessário para não sofrer mais dor de dentes e gengivas.

"Deus não exige que tenhamos sucesso; ele só exige que tentemos. " Madre Teresa de Calcutá

3 comentários:

  1. e agora rezo eu por ti todos os dias,
    DEUS está connosco!!!

    ESTÁ SIM!!!


    CS

    ResponderEliminar
  2. ;( És LINDA, admirável... NUNCA me vou cansar de te relembrar!

    Faz-me impressão ouvir muita gente a "queixar-se" de tudo e de todos! Há q abrir os olhos e dar mais valor à vida. Parar de "chorar" e olhar à nossa volta! Há problemas realmente importantes e graves! O teu FOI um.

    Bjnho mt grande com mt orgulho por ser tua AMIGA!

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  3. Voce e uma vencedora de Deus tambem passei por esta maquina, e cada dia qe eu chegava no Instituto Arnaldo Vieira , parecia que o meu mundo ia desabar hj estou melhor, mas fiquei uma das pessoas mais emotivas do mundo beijos
    Gil

    ResponderEliminar