segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vamos lá esclarecer o que é o YOGA

(imagem retirada da net - SHIVA é o Deus da disciplina, criador do Yoga)


Quando comecei a frequentar as aulas de yoga e quando senti os benefícios de uma aula em mim, fiz questão de fazer publicidade a todas as pessoas que me rodeavam: pais, amigos, colegas, familiares, conhecidos, …

E descobri que as pessoas têm uma ideia muito, mas muito errada do que é fazer uma sessão de yoga… deixava-me triste porque a maioria nem me deixava explicar… começavam logo a dizer que não gostam e que isso não é para elas, não têm paciência, que é muito parado, …. Quem nunca frequentou uma aula de yoga não sabe, nem imagina o que é e os benefícios que esta prática traz para cada um em termos físicos e psíquicos! Se soubessem, acredito que muita gente frequentava estas aulas e tinham uma melhor, muito melhor qualidade de vida e evitavam muitas doenças.

Para mim, a yoga são exercícios internos que fazemos no nosso corpo. Enquanto o ginásio, o correr, andar de bicicleta, etc, contribuem para uma vida saudável mais a nível físico externo, a yoga são exercícios com posturas que melhoram o corpo humano interiormente, os órgãos e dão um bem-estar, uma paz de espírito que não consigo descrever, só sentir. E que falta me fazem as aulas…

As aulas de yoga decorriam às segundas-feiras no estádio do Vieirense na Vieira ao final da tarde. O vestuário tinha de ser o mais confortável possível, de preferência de cor branca ou clara. Geralmente as aulas de yoga são praticadas com os pés descalços, mas eu sempre usei meias bem quentinhas. Também tinha um colchão (só meu) e fazia-me sempre acompanhar de uma mantinha para não arrefecer durante a meditação.

(imagem retirada da net - a minha posição preferida = postura da criança em que o Yoga remete as pessoas à sensações vividas na infância)

Está provado que a yoga faz muito bem e traz muitos benefícios para a saúde, nomeadamente: no equilíbrio e concentração, corrige problemas físicos e psicológicos, na flexibilidade e força para outras actividades, realça a aparência, postura, pele, massa muscular, dá vitalidade, equilibra o sistema nervoso, endócrino e circular, dá sensação de bem-estar e elegância, é uma óptima actividade preparatória para desportos competitivos, e eleva o corpo e a mente em níveis mais profundos da consciência.

Antes que digam se gostam ou não POR FAVOR, se tiverem oportunidade EXPERIMENTEM!

Durante estas aulas tive experiências muito bonitas, engraçadas e inesquecíveis que mais tarde irei contar.

 Namastê

(imagem retirada da net -postura do camelo desenvolve a estabilidade e a força da coluna – que é alongada e fortificada por inteiro – e promove a flexibilidade dos ombros. Aumenta a capacidade dos pulmões, estimula a circulação sanguínea, fortalece os músculos das costas e ajuda a abrir o peito, libertando tensões emocionais)

2 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade em experimentar e o teu entusiasmo, a cada dia de yoga, aumentou a minha curiosidade ;) Um dia destes vou ctg :)

    Bjnho mt grd e...até já ;)

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  2. É o labirinto que temos que percorrer até o centro de nos e atingir o "estar entre os pensamentos" e deixar o "ar" que nos enche por dentro e nos envolve por fora ser uno de forma a despertar o sopro energético para poder tomar o lugar do sopro pneumático. Não é um comentário é um eco que deixo aqui.

    ResponderEliminar