quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Psicologia Positiva

Hoje de manhã enquanto tomava o meu pequeno-almoço descansadinha em casa via uma entrevista com uma psicóloga que integra a "Terra dos Sonhos" e fiquei encantada com o projecto que está a decorrer por esta entidade para crianças com doenças crónicas, doenças oncológicas, desfavoercidas e idosos.

O projecto consiste em realçar na criança não a doença (o passado) mas sim os sonhos, os desejos, as ambições, a auto-estima, o amor próprio (o presente e o futuro). Com a experiência que já foi feita a cerca de 50 crianças por ano e com a realização da concretização de 365 sonhos, realça 4 sonhos que as crianças pretendem realizar:

1.º - Conhecer alguém muito famoso e importante (como por exemplo o Cristiano Ronaldo);
2.º - Fazer uma viagem marcante (Disney)
3.º - Ser alguém por 1 dia (ex: 1 enfermeiro)
4.º - Ter algo muito especial (uma Playstation)

Um projeto inovador de Psicologia Positiva levado a cabo pela "Terra dos Sonhos" com o objectivo da busca da felicidade e o afastamento do pessismismo que cada vez mais se comprova e confirma que não traz benefícios nenhuns.

Achei curioso este artigo porque é um dos meus "sonhos" frequentar consultas de psicologia positiva. Este objectivo já vem desde 2008, quando me foi diagnosticado o linfoma e na revista Happy vinha um artigo sobre este tema. O mais curioso é que nesta altura falei deste tema com a minha Dianinha e também ela estava interessada e conhecia o psicólogo que a revista indicava. Desde então ando com o cantacto dele na minha agenda para quem sabe um dia procurá-lo e ter as minhas consultas de psicologia positiva.

3 comentários: