domingo, 29 de agosto de 2010

Os Outros…

Desde o início de toda esta minha jornada, nunca escondi o que se estava a passar comigo e sempre falei abertamente sobre tudo. Sei e senti que foi muito difícil também para as pessoas que me eram mais queridas e próximas ter uma reacção, uma atitude, uma palavra de conforto perante todas as fases que já tinha passado (de diagnóstico, de espera, da confirmação, dos exames, dos tratamentos…) Não foi nada fácil, eu reconheço!

A maioria das pessoas falava-me de casos semelhantes. Toda a gente tinha um irmão, um primo, um tio, um vizinho, um amigo, um conhecido… alguém a quem já tinha sido diagnosticado um cancro e tinham/estavam a supera-lo bem! Casos reais e positivos que me deixavam bem mais contente e (principalmente) tranquila e confiante.

Lembro-me que no início fui “bombardeada” com todo o tipo de exemplos e casos (graças a Deus!) de sucesso, mas depois… depois cheguei a uma altura que já não queria saber… Que ninguém me dissesse mais nada que eu já não aguentava, já não suportava. Estava saturada do cancro e aborrecia-me que esse fosse o tema principal da minha vida! Também percebi que os exemplos que eram mais próximos se tornavam quase como uma “regra” e ditavam o meu destino!! BASTA!! Cada caso era um caso e eu tinha de ser diferente! Tinha de ser porque eu QUERIA!! E querer é poder!

Lembro-me que quando fui colocar o meu cateter o meu pai já sabia todos os trâmites por que ia passar através de um amigo que infelizmente tinha passado por uma situação que para o meu pai era igual, mas para mim foi semelhante (não igual!). Tremi tanto, mas tanto, tanto com medo. Eu, no caso da doença sempre quis saber o essencial e só o essencial e quando já estava a saber demais STOP! Não queria porque o meu sistema nervoso não aguentava (ainda hoje não aguenta) e não me interessava. Que seja o que Deus quiser e eu acredito (sempre acreditei) em milagres!

Proibi de me falarem em quem quer que fosse! Passei a rezar por todas essas pessoas que tal como eu mudaram a sua vida drasticamente com o diagnostico de uma doença muito grave. Cada caso era um caso! E a todos os meus companheiros de luta que se cruzaram no meu caminho e eu no deles, e com quem tive oportunidade de conviver, transmiti sempre força, fé, esperança, ânimo, alegria de viver e fiz de tudo o que estava ao meu alcance para os apoiar e ajudar. Afinal, se um estivesse mal, os outros também ficariam. Por isso ninguém podia desanimar! Tínhamos de ser mais fortes que o “bicho” e dependia de nós e só de nós vencê-lo!

Por tudo isto e muito mais, vos digo: Cada caso é um caso! Cada situação é uma situação! Há casos de pessoas com diagnósticos muito graves que conseguiram verdadeiros milagres, há casos de pessoas com diagnósticos menos graves que já não estão aqui entre nós, há casos de pessoas que por um motivo ou por outro desistiram de lutar e outros ainda que lutaram destemidamente e partiram como verdadeiros heróis e verdadeiros exemplos de coragem!

Aconteça o que acontecer EU NUNCA desisti e NUNCA vou desistir de mim, dos outros (em quem eu realmente acredito e amo), do amor, da vida, da fé, da esperança, do querer, do ter! NUNCA DESISTAM!!

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”. Mahatma Gandhi

5 comentários:

  1. Lindo!!
    Grande lição de vida q nos deste: neste testemunho e em todo o percurso da tua EX doença.
    Admiro-te mais q mt.

    Bjnhos.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  2. Aqui estou eu.....para te bombardear com muitos beijos e um enorme abraco cheio de AMOR e muita energia.Sou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito chata............................Diz lá

    AMO-TE R.R.

    ResponderEliminar
  3. Já se tornou um hábito meu acompanhar kuase diariamente o teu blog. Faz-me bem e dá-me força!!
    Tudo o que dizes é pura verdade, cada caso é um caso... cada situação é uma situação! E cada pessoa vive-a de uma maneira. Só tenho k louvar a força e coragem como enfrentaste tudo e continuas a enfrentar a vida!
    Por tudo e muito mais, admiro-te muito.
    Beijinho grande

    Alina

    ResponderEliminar
  4. ...sei que fui das muitas pessoas que não soube dizer diferente do que "Vai correr tudo bem"!!!
    ADORO TU

    ResponderEliminar
  5. Meu amor,

    como dizes e bem, o semelhante não é o mesmo que ser igual.
    Igual jamais existe no teu pensamento, porque és uma lutadora e jamais foste conformista com o percurso da tua vida.

    És uma vencedora habitua-te!

    Amo-te

    ResponderEliminar