terça-feira, 12 de junho de 2012

Memórias

Tenho uma amiga que diz que certas músicas e certos cheiros fazem-nos viajar no tempo, trazem-nos recordações e é bem verdade.
Lembro-me que quando estava internada a fazer tratamentos de quimio tinha a mania de colocar o meu perfume (naquela altura) nos lenços que usava, nas roupas, nos peluches que me ofereciam e que me acompanhavam para o hospital, nas almofadas, nas mantinhas... Andava sempre toda cheirosa e perfumada. Não à muito tempo revivi todo esse período da minha vida porque alguém passou por mim com o mesmo perfume. Foi a sensação mais estranha e desconfortante de sempre. O meu corpo tremeu, senti-me dormente e vi-me a viver tudo aquilo outra vez.
O mesmo acontece com certas músicas. Músicas que marcaram momentos, pessoas, lugares, ... É uma viagem no tempo que nos faz reviver certas e determinadas emoções, sensações com a certeza de querermos ou não voltar a vive-las.
Há músicas que ficam para sempre, para toda a vida mas se me derem a escolher, eu escolho as novas que vão aparecendo e simbolizando novos momentos.
No entanto, tudo existe e tudo acontece por algum motivo e quando voltei a cheirar aquele perfume lembrei-me das tristezas mas também das alegrias, das forças, das pessoas que me mantiveram e fizeram estar aqui. E as músicas que vão aparecendo... de igual modo...


3 comentários:

  1. Olá!
    Acontece-me o mesmo com o cheiro do sabonete das casas-de-banho do IPO.
    Sempre que lá vou fazer exames ou às consultas e vou à casa-de-banho lavar as mãos, aquele cheiro do sabonete remete-me para toda a história que lá vivi. Parece que volto uns anos atrás e revivo todos os momentos que lá passei. É assustador!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Concordo Andreia. Há musicas e cheiros que nos fazem lembrar certos momentos. Há um cheiro tipo o da baunilha que me faz regressar a uma mercearia no Luxemburgo onde ia com a minha mãe em criança nos meses em que la vivi. Foi há muitos anos e mesmo assim lembro-me de tudo nessa mercearia.
    beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. pois au agorro-me a todas essas recordações, e tenho muito medo de deixar de me lembrar como o cheirinho da pele dele...

    ResponderEliminar