sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Linfoma não-Hodgkin. A confirmação!

18 de Fevereiro de 2008, 11h 00 da manhã, estava a trabalhar quando recebi o tão desejado e esperado (ou não) telefonema do hospital com o resultado da biopsia.

O meu coração estava a uma velocidade de mil à hora, o meu estômago apertava, estava toda a tremer e a tentar concentrar-me para poder ouvir o resultado. O que eu mais receava CONFIRMAVA-SE! Eu tinha um linfoma!

A médica teve o cuidado de me dizer que esta doença era tratável e curável com quimioterapia (que bom!...).

Marcaram-me de imediato um PET na clínica Privada da Boavista no Porto, uma tomografia por emissão de positrões que permite detectar o tumor cancerígeno e determinar se o cancro estava espalhado pelo corpo e quanto (metástases) e marcaram-me para ir ao hospital fazer análises.

Ouvia a voz da médica e as lágrimas caíam-me sem controlo. Estava num beco sem saída!

A pergunta que toda a gente faz nesta altura eu também fiz! PORQUÊ EU?!? PORQUÊ A MIM?!? Isto só acontece aos outros, não a mim! Não pode ser! Não era justo!

Quando desligaram, divulguei a notícia à minha coordenadora e aos meus colegas de trabalho que se encontravam perto de mim. A minha coordenadora abraçou-me e chorámos as duas. Foi muito bom e reconfortante sentir aquele abraço naquele momento em que o meu mundo estava a desabar. A minha estrelinha também lá estava e foi a partir deste momento que a nossa amizade cresceu. Em todos os momentos bons e menos bons ela estava sempre lá com uma palavra de conforto, de ânimo, de esperança, de amizade...

Agora que os dados da minha vida estavam lançados, que sabia o que realmente tinha era altura de saber qual o próximo passo, o que havia a fazer para me salvar porque eu queria (e quero) VIVER! Não vale de nada baixar os braços, chorar, gritar, espernear, ter pena de mim própria! Ou eu ganhava forças e fazia-o ou morria! Tão simples quanto isto! Não havia escolha! O mal já estava dentro de mim! Era a luta pela minha vida, pela minha saúde. Nem pensar em ter uma depressão, cair num fosso onde corria o risco de nunca mais de lá sair! Desistir! Não podia! O que era de mim? Das pessoas que mais amo? Se tivesse de partir que fosse a lutar, nunca a desistir, nunca a baixar os braços, NUNCA!

Não sou perfeita e por não o ser tentei sempre ver o lado positivo das coisas, o lado colorido, tinha de haver alguma solução.

O próximo passo era ganhar coragem e cortar o meu longo e bonito cabelo…

“Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo” Vínicius de Moraes

7 comentários:

  1. Bem Andreia, tenho a dar-te os parabéns pela força que tens, pela familia que tens e pelos amigos que tem, e parabéns a ti por ti.
    Acompanhei uma situação identica á tua de muito perto, e de cada vez que leio o que escreves não consigo deixar de sentir um aperto no peito.
    Sei que as coisas estão muito melhores contigo agora, pelo menos é o que me chega aos ouvidos, e acredita que depois de ler os teus post agradeço eu também á pessoa que te "forçou" a ir ao médico. Essa pessoa é um anjo protector para ti, directa ou indirectamente ajudou-te.
    Desejo-te toda a força do mundo, e toda a felicidade do mundo. Mereces.
    Beijo
    Liliana Gaspar

    ResponderEliminar
  2. Meu amor,

    Esse primeiro passo foi enorme e cheio de coragem, mesmo que apartir desse momento tudo mudou, mas o principal é ver o dia de hoje...tu estas lá meu amor, tu es incrivel como pessoa (ser humano puro).
    Fui sugado por ti completamente numa noite.

    Amo-te

    ResponderEliminar
  3. Primaça, não estava contigo naquele momento, estava a alguns km´s de distância, apesar de o pensamento estar contigo e em ti, como sempre esteve.
    Adoro ver-te rir, agora mais que nunca!
    Adoro tu.

    ResponderEliminar
  4. Meu doce...selo para ti lá, na minha tasca :)

    ResponderEliminar
  5. O CORAÇÃO E OS OLHOS,
    SÃO AMIGOS BEM LEAIS,
    QUANDO O CORAÇÃO ESTÁ TRISTE,
    LOGO OS OLHOS DÃO SINAIS!

    É ASSIM COM OS AMIGOS,
    QUANDO OS VEMOS A SOFRER,
    APETECE-NOS CHORAR,
    PARA CLARO NAO OS PERDER!

    E TU ESTÁS A CONSEGUIR,
    COM ESSA FORÇA DE LEÃO,
    APLAUDIMOS A TUA RAÇA,
    A DAR FORÇA AO CORAÇÃO!

    VAMOS EM FRENTE MINHA LINDA,
    O CAMINHO ESTÁ SE A ABRIR,
    O QUE OUTRORA FOI CINZENTO,
    COMEÇA AGORA A FLORIR!!

    Nota: vamos em Março de 2008, certo??? quero ver se falas no encontro de 30 abril ... :)

    CS e o bj da dia!!

    ResponderEliminar
  6. Estrelinha linda da minha vida ;( ;( sabes como me senti inútil...tantas e tantas vezes...
    Eu nunca quis acreditar, agarrava-me com todas as forças e só queria acreditar q n podia ser...mas neste dia confirmou-se!! Fiquei tão revoltada com a vida...com tudo e com todos...pq n é justo! Porquê a ti? Uma pessoa linda, tão pura e já tão sofrida. N era justo!!! Passou-me pla cabeça q havia tanta gente má neste Mundo! Pq à minha estrelinha? ;( Nunca encontrei respostas e percebi q nada acontece ao acaso e n acontece a quem merece! Senão nunca te teria acontecido a ti!
    A vida é bela!! :) E o pior já passou! Cresceste...e eu...se cresci!! Aprendi TANTO ctg!! Todos os dias...aprendemos uma com a outra, amiga!

    Continua...adoro ler o q escreves..é pena as vezes q tenho de parar pra me concentrar e conseguir ler de novo ;( q choramingas, pahhhh!!

    Mts bjnhos.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  7. Ah!! Gostei da foto no carrinho do Noddy :) G'anda fotógrafa ;);) Eheheh!

    Sara Bento.

    ResponderEliminar