terça-feira, 10 de agosto de 2010

O diagnóstico…


No final do mês de Janeiro de 2008, fui a uma consulta de gastrenterologia, onde o primeiro diagnóstico que me foi dado foram… gases!! Comprimidos para o estômago e pastilhas para os intestinos, foi o que andei a tomar durante 2 dias até ir novamente ao consultório realizar uma endoscopia. Lembro-me perfeitamente de ser uma sexta-feira, de sair mais cedo do trabalho cheia de medo porque disseram-me horrores desse exame. Era a minha primeira vez!! E lá fui eu! Entrei na sala, colocaram-me anestesia local (na garganta), deitei-me e colocaram-me o tubo (que pensava ser bem mais fino… santa ignorância!). Estava a correr tudo normalmente, o médico falava calmamente comigo para que ficasse cada vez mais relaxada e ao mesmo tempo falava com a sua assistente (que por sinal era a sua esposa) até que… fez-se um silêncio terrível e a atitude do médico mudou drasticamente. “Oh… Oh… O que é que se passa aqui “ pensava eu. Sem resposta… O médico saiu da sala stressado a pedir o telefone para ligar para o hospital. Enquanto estava ao telefone a tentar fazer a ligação, pediu-me para ir a correr aos correios levar um frasco para enviar para Coimbra para ser feita uma biopsia. 

Eu… nada de mim!! Hello!?! Andreia?!?

Foi então que ouvi o nome de “linfoma” e aí fiquei toda atarantada sem saber o que isso significava. Com o meu telemóvel avariado ainda consegui fazer algumas chamadas e a pessoa do outro lado informou-me o que era o dito “linfoma”. Nos correios, enquanto aguardava, via tudo à roda, não estava em mim. Não era possível! Não podia ser! Voltei ao consultório, o médico entregou-me uma carta e mandou-me imediatamente para o hospital para falar com uma médica cirurgiã. Aí fui eu. Cheguei ao hospital a médica já estava à minha espera. Levou-me para uma sala, leu a carta e perguntou-me se eu tinha visto o relatório da endoscopia. Disse que “não” (tão estúpida! É que nem me lembrei de tal coisa!) e perguntei-lhe cheia de mim: “mas afinal, o que é que eu tenho?!?”. Resposta: “então, a Andreia tem um tumor!”

Naquele instante o hospital desabou em cima de mim! A partir desse preciso momento… eu já não era eu! Não me sentia… Não era gente!

Tenho o quê?!? Isso não pode ser aquilo que eu estou a pensar!! Não! Não! Não!

Quando saí do hospital lembro-me de ver a minha mãe e (na altura) a namorada do meu irmão… Vi Deus naquele momento! Como é que elas estavam ali? Agarrei-me com todas as minhas forças à minha mãe a chorar. Também a chorar, a minha mãe só me dizia para ter calma, que não ia ser nada e que eles estavam sempre comigo, para tudo! Eu só chorava! Não conseguia ouvir nada, nem ninguém! Só a minha própria voz a gritar dentro de mim a dizer NÃO! NÃO! NÃO! 

O depois… fazer as malas, ir para casa dos meus pais, aguardar o resultado da biopsia e rezar, acreditar para que tudo não fosse um grande engano.

"A força não provém de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável." Mahatma Gandhi.

5 comentários:

  1. Eu adoro ser o primeiro...

    Olho para ti e sinto-te, agora, completa!

    Se pensaremos nessa imagem, vimos que a palavra jamais se apagará do vidro, porque mesmo saindo; restará a marca desse sentimento.

    Amo-te e Apoio-te

    ResponderEliminar
  2. Esta foi realmente a tua pior etapa.... acho!
    Mas sei que foi a partir deste preciso momento que começaste a ter a força do SANÇÃO .... DO DAVID (que derrotou golias).... da AF!!!

    Além de fantástica também és optima escritora .... ou será que é o teu irmão que está a escrever por ti ??? :) :)

    cá vai o bjs matinal .... ansioso pelo proximo capitulo da história...

    ResponderEliminar
  3. Querida... quando começou o teu pesadelo começou o meu tb.
    Mais uma vez ralhei com os céus, chamei nomes não sei muito bem a quem, perguntei a esse Ser que raio de merda é que andava a beber já que andava com os alvos trocados, mandei-o à merda mais uma vez, que fosse aparvalhar para os violadores e assassinos porque daqui não tinha nada a cobrar.
    Recordo sim a 1ª vez que falei contigo, só para te dizer que ia correr tudo bem...só podia! Ia correr tudo bem porque para além de seres uma jovem fazias muita falta cá, seria impensável a minha vida sem ti!
    E correu sim! Graças a ti que és GRANDE!

    ADORO TU...

    ResponderEliminar
  4. Minha estrelinha!!!
    Tb me lembro perfeitamente deste dia... qd me apareceste em casa, vinda de Leiria... eu n quis acreditar!! Fiquei em choque e só pensava q tal n era possível, q era uma injustiça tão grande! Não podia ser verdade!!! Parecia um filme.. Para mim o médico tinha cometido um erro enorme e para além disso era um insensível. Achei tudo tão descabido e irreal... n sabia o q fazer e o q pensar...
    Felizmente, hoje em dia, a medicina está bastante avançada e a força (q eu já sabia q tinhas) aumentou cada vez mais e tornaste-te numa pessoa ainda mais forte e com mais coragem!
    E um mal nunca vem só...n ultrapassate "só" um cancro, ultrapassaste mtas mais desilusões e sempre com um sorriso LINDO nos lábios! Quem te conhece sabe de q estou a falar..és admirável!
    O importante é q, agora, tudo está a entrar na normalidade! Tens uma família fantástica, um namorado espetacular e amigos q estão SEMPRE ao teu lado, venha o q vier e quem vier!
    És a minha estrelinha linda e vou estar sp ctg!!!!

    ResponderEliminar
  5. O dia do diagnóstico, o dia em que fiquei anestesiada no final do dia e que queria ir ter contigo mas... ia trabalhar novamente à noite. Mas sabes que estava sempre contigo! O dia em que o mundo desabou sobre ti, mas felizmente já passou! Lembro-me como se fosse ontem e já lá vão mais de 2 anos...
    O importante é que hoje estás bem e feliz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar