quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O primeiro passo!

Diz-se que quando uma mulher pretende mudar algo na sua vida, muda radicalmente de corte de cabelo, de visual. Este é o primeiro passo e também foi assim comigo!

23 de Fevereiro de 2008, sábado, decidi ir ao cabeleireiro para me fazerem o primeiro corte do meu cabelo como preparação para os tratamentos de quimioterapia. Estava um pouco receosa, mas até gostei do resultado final. Para começar não estava nada mal. Era tudo uma questão de adaptação.

Dia 26 de Fevereiro, foi a minha primeira consulta no Hospital dos Covões e fui com os meus pais. Nesta primeira viagem, o meu vizinho fez questão de nos acompanhar e levou o carro (graças a Deus!). Conforme indicação que tinha do hospital de Leiria, dirigi-me ao serviço de hematologia onde tive a minha primeira consulta com a descrição da minha doença: Linfoma Não Hodkings, Estadio III – B, ou seja, o estádio refere-se ao envolvimento de duas ou mais regiões linfáticas, no tórax e no abdómen e a letra 'A' ou 'B' representa a presença, ou não, de três sintomas específicos:

- Febre recorrente, inexplicada (com temperaturas acima de 38oC)

- Suores nocturnos

- Perda não intencional de peso superior a 10% nos últimos 6 meses

A letra 'A' significa que nenhum destes sintomas está presente, ao passo que a letra 'B' indica a presença de pelo menos um destes sintomas.

Nesta primeira consulta ainda realizei alguns exames: um electrocardiograma, um ecocardiograma e um raio-x. Depois de efectuados todos os exames, deram-me anestesia geral para realizar um exame à medula óssea (punção lombar) e ainda realizei o meu primeiro tratamento de quimioterapia. Estava tão anestesiada que não me lembro de nada (o que até foi bom!). Só me lembro de estar deitada no sofá da sala dos meus pais com a minha mãe a dar-me de comer à boca (não sei o k estava a comer… sentia-me tão atordoada…). No outro dia quando acordei tive de tomar medicação e lembro-me que foi a primeira vez que vomitei. Os efeitos secundários da quimio já estavam a fazer efeito e fiquei contente! Fiquei contente porque o tratamento já estava a fazer efeito. Já estava a matar o “bicho”!

29 de Fevereiro de 2008, tive a minha primeira aparição publica num jantar de aniversário do meu ex-namorado na praia da Vieira. Todos os convidados estavam admirados com o meu novo visual e eu não sabia o que dizer e o que fazer (como sempre!). Tinha consciência que algumas pessoas já sabiam, mas outras não…

Não sabia o que havia de fazer… que atitude tomar perante mim e perante os outros.

"O tempo é o melhor autor. Sempre encontra um final perfeito." Charles Chaplin

4 comentários:

  1. primeira aparição em publico no dia 29 fevereiro!!!! um dia que acontece de 4 em 4 anos... nada é por acaso!!! foi o sinal que precisavas para enfrentares o "teu" publico!!! e acho que o fizeste espectacularmente!!! e sendo assim ... dia 29 Fevereiro de 2012 ... terás uma prenda minha!!! nota: não será nada do Benfica, podes ficar sossegada!


    Charles Chaplin meu homónimo,
    que grande actor foi,
    passei aqui outra vez,
    para te dar o diário OI!

    ResponderEliminar
  2. É verdade...foi um grande passo: cortar o teu lindo cabelo comprido :( mas foi o melhor, sempre achei q o devias cortar, aos poucos! E n é q ficaste sempre linda? :) Sempre fashion :) No meio do "azar" tiveste a "sorte" de tudo te ficar bem :) com essa carinha laroca!

    E outra coisa ainda mais importante q ambas aprendemos: a beleza n tá no exterior, mas sim no interior de cada um! O aspecto das pessoas n passa de uma fachada! Cada vez mais olho para o íntimo de cada um...e todos akeles q te conhecem, estrelinha, sabem q como tu exitem mt poucas pessoas!!! Infelizmente.

    Bjnho.
    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  3. Leio e Leio e Leio...

    Penso.
    Esta mulher é incrivel, essa força interior, esse olhar...aquela que matou O BICHO e conseguiu continuar a sua vida...

    Encho-me de orgulho de conhecer tal mulher e essa mesma mulher, ser a mulher da minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Como escreveu a Sara, és linda por dentro, por fora, de lado...sei lá...LINDA!
    ADORO TU

    ResponderEliminar