domingo, 22 de agosto de 2010

A pesquisa...

Iniciados os primeiros tratamentos, quis saber tudo sobre a minha doença. A médica já me tinha explicado, mas para mim falou chinês. Graças a Deus existe a internet!

1.ª questão: O que é um Linfoma?

O linfoma é uma doença dos linfócitos (leucócito mononuclear presente no sangue, nos tecidos linfóides e na medula e que desempenha importantes funções imunitárias). Assemelha-se a um cancro na medida em que a regulação dos linfócitos afectados dividem-se de forma anómala e demasiado rápida e/ou podem não morrer quando deviam. Frequentemente, os linfócitos anómalos concentram-se nos gânglios linfáticos e estes aumentam de volume podendo agrupar-se noutras zonas do corpo para além dos gânglios linfáticos, como no baço, medula óssea ou outros órgãos do corpo. No meu caso foi no estômago. De facto, os linfomas podem formar-se em quase toda a parte. Pode também dar-se o caso de afectarem mais do que uma parte do organismo simultaneamente.

Os sintomas exactos dependem do local onde estes gânglios aumentados se localizam. No meu caso: dores no estomago, anemia, cansaço, perda de cabelo,... Além disso, os linfócitos anómalos não conseguem cumprir adequadamente as suas funções de defesa, no sistema imunitário e se não forem tratadas, as pessoas que sofrem de linfoma apresentam uma maior tendência a contrair infecções. Ora aí está o que me acontecia!

Os linfomas podem dividir-se em dois grupos principais:

·         Linfoma não-Hodgkin (ou LNH)

·         Linfoma de Hodgkin (também conhecido como doença de Hodgkin)

2.ª questão: Porque a mim e como?

O porquê sempre foi a minha principal preocupação. Terei sido eu a principal responsável e culpada por esta doença me ter aparecido? Foi a mania das dietas e sempre a busca de um corpo perfeito? O medo de me tornar gorda e feia? De ninguém se interessar ou gostar de mim?

O que os sites dizem é que o linfoma não-Hodgkin pode surgir em qualquer idade. No entanto, as pessoas mais idosas, são as mais afectadas e embora esta doença se manifeste em ambos os sexos, é mais prevalente em homens do que em mulheres.

É importante lembrar que nada que a pessoa com linfoma não-Hodgkin tenha feito originou a doença”. Esta frase “salvou-me” e deu-me forças para lutar. Afinal não era eu a responsável por nada (apesar de me fazerem crer e acreditar que sim!). Não fiz nada de extraordinário para ficar doente e depois, quando olhava ao meu redor via pessoas que tinham/têm uma vida que não a respeitam. Não se respeitam a elas próprias, nem o corpo que têm. Divertir não é sinónimo de beber até cair para o lado e perder a noção de tudo. Emagrecer não é deixar de comer! É comer várias vezes ao dia, beber àgua e ter uma alimentação saudável (rica em legumes e frutas). Descansar é muito importante e não perdemos os nossos amigos se não sairmos todas as noites. Chamar a atenção não é cair no ridículo.

“A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive”. Mahatma Gandhi

3 comentários:

  1. Concordo plenamente!! E acrescento uma coisa: há tempo pra tudo e tudo deve ser vivido na altura certa!
    Há tempo pra sair, pra nos divertirmos, pra descansar, pra comer em condições, pra visitar um/uma amiga... é só querermos!!!

    Adoro-te muito.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  2. Primeira omissão neste belissimo diário....
    a data da pesquisa!!! estava a viver ao mesmo tempo que tu e de repente ... caí no tempo!!! :)

    Continuamos em Março?? QUERO VIVER ISTO AO MESMO TEMPO QUE TU VIVESTE!!

    Bem, desta vez a Sara antecipou-se e já disse o qu etinha de ser dito!! :)

    fica a rima do dia,
    para continuares a sorrir,
    chove a potes em Lisboa,
    vou aproveitar para fugir!!

    mais um bjs menina linda,
    neste agosto cizentão,
    contunua a contar,
    esta cronica de Verão!

    cs

    ResponderEliminar
  3. O meu amor nasceu curiosa e ainda bem, e tudo o que fazes, fazes com convicção e com vontade de saber mais.
    Olho para ti vejo, a minha menina mas vejo uma mulher lutadora e com "tomates".

    PS:
    Só sei que nasci para te amar e fazer de tudo para seres feliz.

    ResponderEliminar