segunda-feira, 30 de agosto de 2010

“Viver de Amar”

Num dos dias que fiquei em casa porque não consegui ir trabalhar devido aos efeitos secundários da quimio, eu e o meu paizão sentámo-nos na sala a ver o programa da Fátima Lopes que dava durante as tardes da SIC. Não era o nosso programa preferido, mas coincidiu naquela altura estar naquele canal… e como nada acontece ao acaso, tivemos (os dois) uma pequena GRANDE revelação (uma de muitas!).

Nesse programa uma das convidadas era Otília Pires de Lima. Um ser humano extraordinário a quem foi diagnosticado uma Leucemia Mielóide Aguda (LMA). Neste programa, Otília contou todo o seu percurso (desde o diagnóstico aos tratamentos) da doença e leu algumas partes do seu livro “Viver de Amar”. Enquanto falava, os meus olhos e os do meu pai enchiam-se de lágrimas ao mesmo tempo que o nosso rosto se iluminava de fé, alegria, esperança, conforto e muita confiança. Senti que foi um sinal de Deus! Eu tinha de comprar aquele livro, eu tinha de o ler! Eu tinha de conhecer pessoalmente a sua autora!

Nesse mesmo dia tive a visita da minha estrelinha, a quem contei de imediato o que tínhamos visto naquela tarde! Falei-lhe do livro e do meu querer em tê-lo para ler. Se aquele ser humano incrível conseguiu vencer a doença, eu também conseguia!

No dia seguinte, recebi um presente da minha estrelinha. O livro “Viver de Amar” com uma dedicatória: “Minha estrelinha, eu nunca quis acreditar que tinhas um tumor… para mim isso era (e continua a ser) bastante irreal. Isto porque tu, realmente, não mereces :( mas como tu própria dizes “isto não acontece a quem merece”… se assim fosse, quase toda a gente tinha cancro, que horror!! Continua sempre com essa força! És uma mulher incrível, forte e linda!! Encara a “doença” sempre com um sorriso nos lábios, apesar de, muitas vezes, te apetecer tudo menos sorrir e lembra-te sempre que não estás sozinha. Este livro é só um dos muitos exemplos de força, tu sabes que tudo depende de ti. Coragem! Encara isto como mais uma lição de vida que te vai tornar uma pessoa ainda melhor. Um beijo da amiga que te adora e que vai estar sempre contigo (mesmo que tu não queiras)”

Li o livro em pouquíssimos dias! Eu e o meu pai íamos para a Praia do Pedrógão ler dentro do carro (quem nos visse dizia que éramos namorados!). O meu pai tentava ler o jornal enquanto eu entusiasmada lia em voz alta partes do livro. Adorei, amei! Nesta altura, não imaginava o que o futuro me reservava, mas sem dúvida que era a preparação para o que aí vinha. Este livro passava a ser a minha bíblia! Uma história real contada na 1.ª pessoa que me fez acreditar e agarrar-me ainda mais à vida e às pessoas que mais amava!

Como este livro foi, é e será sempre tão importante para mim QUERO que ele seja também um exemplo de força, coragem e determinação para todas as pessoas que precisem!

“Esta ausência de medo transmite-me calma, tranquilidade, paz e segurança. É absolutamente fascinante, viver de maneira tão intensa quando tanto nos está vedado. Provavelmente, será esta a única forma de aprender o valor e a beleza da vida que não soube viver. Se nestes poucos meses sofri bastante, vivi bem mais. Foi-me dado o privilégio de entrar noutra dimensão, ganhar novos sentidos, passar a ver o mundo e as pessoas sob outras cores e a importância das coisas redimensionar-se com resultados incríveis.” – Viver de Amar – Otília Pires de Lima

4 comentários:

  1. ;( ;( ;(
    Sabia q aquele livro te ía fazer bem e qualquer coisa q eu pudesse fazer, por mais pequena q fosse, para minimizar o teu sofrimento e a tua dor, eu fazia! E vou continuar a fazer.
    És um ser humano adorável, uma pessoa fantástica e com sentimentos muito puros. Q coisa RARA!! Adoro-te MUITO!

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  2. É incrivel como cada vez que venho aqui ler o que escreves me emociono!!
    Já tive várias vezes vontade de escrever algo, mas nunca soube muito bem o quê, nunca encontrei as palavras certas e continuo a nao conseguir encontrar...
    Fico muito feliz por tudo ter passado e teres conseguido vencer esta grande batalha. Tudo de bom Andreia!!
    Beijinhos.

    Sali Bento.

    ResponderEliminar
  3. "A INSTRUÇÃO É UM ESFORÇO ADMIRÁVEL.MAS AS COISAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA NÃO SE APRENDEM,ENCONTRAM-SE."

    OSCAR WILDE

    R.R.

    ResponderEliminar
  4. É preciso correr riscos,dizia ele.Só percebemos realmente o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.

    Deus dá-nos todos os dias-junto com o sol-um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes.

    Quem presta atenção ao seu dia,descobre esse instante mágico,momento emque toda a força das estrelas passa por nós,e que nos permite fazer milagres.

    PAULO COELHO

    R.R.

    ResponderEliminar