quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os tratamentos e os efeitos secundários :(

Na fase inicial da minha doença fazia tratamentos de quimioterapia de 3 em 3 semanas no Hospital dos Covões em regime ambulatório. O ritual começava de madrugada, normalmente saíamos da Vieira às 7h da manhã, para chegarmos ao serviço de Hematologia às 8h para fazermos a minha inscrição que era por ordem de chegada, seguido das análises, para ter consulta com a médica para ela analisar todos os meus valores e receitar-me o tratamento a administrar. Era um dia esgotante para mim, os meus pais e a minha tia que sempre fez questão de me acompanhar! Enquanto fazia o tratamento tentava passar o tempo da melhor maneira, na conversa, a ler, a dormir ou a comer rebuçados porque o sabor da medicação na minha boca era horrível. Mau, mau era a hora de almoço com aquele cheiro horrível da comida de hospital. Bah!! Os meus tratamento de quimioterapia demoraram cerca de 4 meses.

Numa tarde, durante a semana e depois de um tratamento de quimio, o meu pai convidou-me a ir dar um passeio com ele. Ou é como quem diz… fez-me sair de casa! Uma vez que não podia passear à beira-mar (tinha sido proibida pela médica) fomos passear/andar para o pinhal. E que bem me soube… sensação de liberdade… apanhar com vento na cara, sentir e ouvir a natureza… estava VIVA! Sentia-me VIVA! Andava ao lado do meu pai e estava a falar ao telemóvel com uma amiga quando senti desequilíbrios e me senti a andar de lado. Que sensação… por muito que me esforçasse para andar direita não era capaz! Só perguntava ao meu pai “O que é isto pai? O que é que se passa comigo?”. Estava super preocupada e (confesso) que senti medo. O meu pai deu-me o braço e tentou desvalorizar a situação dizendo que era efeito dos medicamentos. Naquele momento só queria chegar ao carro e ir para casa.

Outros sintomas que tive foi a perda de apetite, penso que associada a alterações do meu paladar. Sentia um cansaço horrível, o meu corpo pesava-me toneladas.

Com os tratamentos os meus glóbulos brancos baixaram, e com isto podia desenvolver infecções com mais facilidade. Para contrariar esta situação eram-me receitadas injecções que tinha de levar na barriga. A primeira injecção fui levá-la ao posto médico da Vieira para ver como se fazia, as restantes era eu própria que mas administrava em mim sempre à mesma hora. Num dia no lado direito do umbigo, no outro dia no lado oposto para dar descanso.

Não me doía levar as injecções, os efeitos secundários é que me deixavam ko! Sentia tanta dor no meu corpo! Principalmente na parte superior da cintura. Era impossível arranjar posição para estar! Horrível!

Outro dos sintomas era o meu problema de concentração e falta de memória. Esquecia-me de tudo e não tomava atenção a nada.

O pior dos sintomas foi as muitíssimas dores nas minhas gengivas. Sentia a boca toda inflamada e passava o tempo todo a bochechar “Miconstantin”. Usado quando o organismo está enfraquecido por carências nutricionais, vitamínicas e imunológicas eu bebia “litradas” deste medicamento para me aliviar as dores que sentia. Houve uma altura que só o antibiótico me salvou!

Tive cólicas e diarreia. Houve um dia que fui trabalhar e as minhas colegas tiveram de me levar a casa porque passei algum tempo (nem sei quanto) fechada numa casa de banho do trabalho cheia de tanto calor, afrontamentos, com a careca ao léu… já nem sabia como havia de estar…

Tonturas, mau estar e no que toca ao meu período menstrual este tornou-se irregular e ausente provocando-me uma menstruação desregulada, o que me causava irritabilidade em certos momentos.

O querer de poder continuar uma vida normal, de ter o meu trabalho, a minha rotina, a minha vida fez-me ignorar todos estes sintomas e seguir em frente!

“Dos fracos não reza a história!”

4 comentários:

  1. Sempre que começo a ler do inicio...

    Sinto tantas emoções, ou melhor;
    o meu corpo reage de tal forma que nem sei se ele esta a chorar, contente, triste, feliz, enraivecido, pensativo (?), admirado...

    Cada dia é importante para ti, sempre foi!

    Tu és importante para mim, e agradeço a Deus (TODOS OS DIAS) por teres entrado na minha vida...

    Amdoro-te

    ResponderEliminar
  2. Ao "ler-te" revivo todos os momentos...é um "deja-vu"! Sempre te acompanhei e lembro-me de cada pormenor...;( estou toda a tremer! Como o Carlos diz, é uma mistura de sentimentos/emoções...felicidade mas ao mesmo tempo uma angústia, ui!
    Felizmente e infelizmente (depende do ponto de vista) vivi mt intensamente a tua doença e posso dizer q cresci mesmo MUITO! Vejo a vida de outra forma e com outros olhos. Temos de ver as coisas pelo lado positivo, n é estreloca? ;) E dar à vida o valor q ela realmente merece...

    A Rosemary tá toda gira na foto :) e tu tb, minha estrelinha, sempre o foste e sempre serás LINDA! Adoro-te mt.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  3. Nem Jesus Cristo ,quando veio á Terra,se propos resolver o problema particular de alguém. Ele se limitou a nos ensinar o caminho,que necessitamos palmilhar por nós mesmos.

    Chico Xavier

    ResponderEliminar
  4. QUE HORROR.......NÃO TINHAS UMA FOTO MAIS GIRA?????????????????????????????????????????????

    ResponderEliminar