sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Recaída


Mês de Setembro, tive o convite da minha tia para ir passar uma semana às termas de Caldas da Felgueira (no Norte do país) com ela e uma amiga. Aceitei de imediato o convite e pedi férias no meu trabalho. Sentia-me muito cansada, muito triste em relação ao termino da minha relação e muito apreensiva em relação ao resultado da minha endoscopia.

Fomos num Domingo de manhã e estava toda animada com a viagem e o facto de poder estar uma semana com a minha tia num sítio que eu já conhecia e tanto gostava quer pela sua beleza, quer pela sua calma. Não sabia bem o que ia fazer uma vez que não podia usufruir dos tratamentos termais, por questões de saúde e por questões monetárias. Levei revistas e o principal objectivo era dormir, descansar e esquecer tudo o que me fazia mal e prejudicava até então.

Na segunda-feira de manhã, acordámos cedo para ir tomar o pequeno-almoço e fomos até ao edifício das termas para a minha tia e a amiga adquirirem os tratamentos termais para elas. Quando cheguei ao quarto verifiquei que tinha uma chamada não atendida do Hospital dos Covões e entrei logo em pânico. Retribuí a chamada mas a minha médica não me pode atender porque estava a dar consultas. De imediato, liguei ao meu pai na esperança de a médica lhe ter ligado e lhe ter dito o que se passava. Não sabia de nada… mas já estava à espera. Foi uma manhã terrível para mim e para a minha tia que não sabia o que me fazer… Eu parecia uma barata tonta dentro do quarto e o meu coração parecia querer explodir, rebentar de tantos nervos. Voltei a ligar para o hospital e consegui falar com a médica… o pior estava a acontecer… uma recaída! O linfoma voltou no mesmo sítio e tinha que me apresentar no hospital daí a uma semana para começar novos tratamentos!

Como?!? Agora que estava a recomeçar a minha vida?!? Agora que tudo estava a voltar à normalidade?!? Agora que pensava que tudo tinha terminado e tinha como garantido o fim?!? Porquê meu Deus?!? Porquê a mim?!? Porquê aos meus pais?!? Porquê?!?

Foi a semana mais longa, mais difícil, mais angustiante da minha vida… O que é que o futuro me reservava?

A minha tia de tudo fez para me proporcionar o melhor dos melhores! Comprava-me revistas, levava-me a passear, ofereceu-me um casaco em Viseu, massagens e aulas de hidroginástica nas termas. Ensinou a fazer malha para me manter ocupada. E foi aqui que comecei a ganhar amor aos meus cachecóis.

Foi nesta viagem que conheci a Natércia, amiga da minha tia que tinha lutado contra o cancro da mama e venceu! Mulher de garra, de coragem, de força e com uma boa disposição incrível fez de tudo para manter-me sempre positiva! E em alguns momentos ela e o marido conseguiram! Pertence à Associação das Mulheres Mastectomizadas e foi também graças a ela que eu ganhei coragem e força para o que aí vinha!

4 comentários:

  1. Não sei o que escrever,
    com esta tua recaída,
    apenas mandar um beijo,
    à tua querida Tia!

    Foi um segundo sinal de força,
    que foste ao bau buscar,
    2 anos depois fim de semana,
    que juntos vamos entrar.

    cs

    Nota: Bjs à Natércia e tia

    ResponderEliminar
  2. Estrelinha linda, lembro-me perfeitamente...qd li a tua mensagem não consegui acreditar (..."É com mt força e coragem que te digo que vou recomeçar os meus tratamentos de quimio!...") Fiquei descontrolada...tinha uma raiva dentro de mim :s Estava sentada à secretária de uma colega de trabalho, sei q me levantei...dei uma passo...voltei a sentar-me...n conseguia acreditar! Felizmente hoje estás bem e mt feliz :) como mereces!

    Bjnho do tamanho do Mundo.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  3. Meu doce, a recaída é a crueldade maiordo tratamento, porque abafa a esperança, o que se passou até lá...e SÓ TU sabes o que passaste minha querida.

    (Quando falei de comentarios barrados não é do teu caso, é daqueles bogs quenem sequer dá para comentar!!!)

    ADORO TU

    ResponderEliminar
  4. Os famosos cachecóis...eu já tenho o meu feito por ti meu anjo!
    Made by My Wonder Woman.

    Nesta vida, o que realmente importa, é o momento, o presente;
    se não fizeste , se não pensaste e se não ajudaste, o resto é puro sofrimento!


    Amo-te muito

    ResponderEliminar