segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O meu destino


Depois de realizar duas endoscopias para confirmar o que se estava a passar com o meu estômago, fui chamada para falar com a minha médica hematologista. Foi uma manhã de nervos e ansiedade e uma tarde de irritação e stress! Epah porque é que não dizem logo as coisas como elas são e não se deixam de rodeios? É o que tem de ser e é! E eu digo e repito: “Prefiro uma dura realidade a uma grande mentira!”. Neste caso ninguém me mentiu mas também não me disseram logo tudo, não me abriram o “jogo” até esta consulta…

Tinha um tumor no estômago e este órgão tinha de ser retirado na totalidade! Não se punha a possibilidade de retirar só uma parte porque todo ele estava doente, danificado. Na minha cabeça só ouvia “Tirem! Tirem!”. Se isso significava viver, retirem o que for necessário. E assim foi!

Fui transferida para a cirurgia e apresentada à minha querida médica, Dr.ª Licínia. Desde o primeiro momento que a vi, adorei-a e isso fez toda a diferença! A sua calma, a sua segurança, a sua simpatia, a sua humildade fez-me NUNCA ter medo, nem receio de NADA! Desde a notícia até à realização da cirurgia, fui a algumas consultas ao hospital e fiz alguns exames necessários para a realização da mesma. A data da cirurgia foi-me comunicada com pouco tempo de antecedência uma vez que o meu caso teve de ser falado e discutido entre médicos. E por mim a data era indiferente! Já estava mais que preparada!

As únicas pessoas que souberam a data da realização da mesma foram os meus pais e o meu anjinho porque sempre me acompanharam em tudo e não havia maneira de não saberem. Mas se me dessem a escolher e se fosse eu que mandasse ninguém saberia! Não imagino a angústia, o desespero, os nervos, o stress que passaram enquanto estive adormecida naquela sala de operações. Não consigo e não quero imaginar o sofrimento dos que me mais amam naquela altura. Não suporto sequer imaginar.

Não interessava a data, o dia, a hora! Interessava sim, o final. Saber que tudo tinha corrido bem e que eu estava bem! Isso era o mais importante!

Sempre me preocupei tanto com os outros e com os sentimentos dos outros que me esqueci de mim própria neste processo todo. Para os meus pais foi um horror! Olhar para a cara deles era ver o desalento, a tristeza, a desilusão, a revolta… Depois foi dar a “terrível” notícia aos meus avós… Essa missão ficou para os meus pais, mas depois coube-me a mim ligar-lhes (uma vez que estava a ter uns fantásticos dias no Norte do país) a dar-lhes força e coragem.

Pois… era eu que as precisava de ouvir naquela altura e então fiz das minhas palavras, as palavras para mim própria… Estranho, não é? Criei o meu mundo e não deixei que nada, nem ninguém entrassem nele com dramas, choros e cenas lamentáveis! Eu não sou nenhuma coitada! Eu não sou nenhuma vítima! Eu sou uma SOBREVIVENTE!

3 comentários:

  1. Esta fase foi bastante complicada para ti pq, mais uma vez, te preocupaste mais com os outros do que ctg própria! N te condeno pq provavelmente faria o mesmo. É tão duro ver os q mais amamos sofrerem...já bastava o teu próprio sofrimento, n era?
    É por tudo isto e por mt mais q te admiro MUITO. Só mesmo uma pessoa sensível e maravilhosa como tu para tentar poupar os outros qd o maior sofrimento era o teu!
    Eu sabia q n querias contar a ninguém o dia exacto da tua cirurgia. Já tinhamos conversado sobre isso...
    Pessoalmente e como tu sabes, eu senti q tinha sido naquele dia. Bastou n me responderes à mensagem matinal.
    Dia 28 de Abril ías a coimbra...e no dia 29 já n me disseste nada... Eu estava a trabalhar e a rezar para tudo correr bem pq ao tentar falar com o Carlos...percebi! Passado umas horas ligou-me a tua mãe. Eu sabia q tudo ía correr bem, n tinha por que n correr mas a ansiedade era tanta e a incerteza do q se estava a passar q ao atender, as lágrimas caíam-me... A tua mãe confortou-me. Confirmei o q imaginava: a operação tinha sido um sucesso.
    A adaptação à nova vida seria a próxima etapa...

    NÃO, NÃO ÉS, nem num foste uma coitada, és e sp serás uma lutadora e uma VENCEDORA, a melhor pessoa do Mundo e a melhor amiga do Mundo!

    Adoro-te MUITO!

    Beijo grd.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  2. Mas que mulher...Grande mulher!

    Uma guerra finalmente terminada. Com a tua e só tua vitória, vitória essa inesquecível e sobretudo a única que te pode dar a tua vida, alegria e felicidade.
    Durante esse processo, olhava para ti e davas aquele sorriso único e só meu, cheio de frases e sentimentos...que momentos indescritíveis!

    Amo-te

    ResponderEliminar