sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novo Imposto Extraordinário

Quando ontem me deram a notícia que me iam tirar 50% do meu subsídio de natal fiquei roxa!!!


(imagem do google)



Agora que dormi, tenho a cabeça fresca e me foi explicado como vai ser (em princípio) processado o pagamento do imposto extraordinário, de valor equivalente a 50% do subsídio de Natal, acima do salário mínimo nacional, que será aplicado (também em princípio) só em 2011 estou mais calmita... mas não muito!



Então vai ser assim:



A contribuição especial de IRS (é o nome pomposo que lhe chamam) incide sobre todos os tipos de rendimentos já englobados no IRS. Ou seja, rendimentos de trabalhadores dependentes e independentes, pensionistas, titulares de rendimentos comerciais, industrias e agrícolas, rendimentos prediais e mais-valias. Apenas cidadãos com rendimentos inferiores ao SMN de 485 euros, serão dispensados desse esforço.

Quanto é que um contribuinte vai perder?
Será o equivalente a 50% da parte do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional, que está fixado em 485 euros mensais. Ou seja, um contribuinte com um subsídio de Natal de 1000 euros, por exemplo, pagará o imposto em valor equivalente a 50% da diferença entre 1.000 euros e 485 euros. Ou seja: 50% x (1.000 - 485 ) = 50% x 515 euros = 257,5 euros. Ou seja, o imposto extraordinário para este exemplo seria de 257,5 euros. No caso dos trabalhadores independentes como não recebem subsídio de Natal, desconhece-se ainda qual é o rendimento de referência para se aplicar este cálculo. Também não foi esclarecido como é que esta regra é aplicada no caso de haver englobamento de vários tipos de rendimentos.

Estamos entendidos...



Não é que me importe de ajudar o meu país, mas não acho correcto com tanto ladrão que anda por aí a ganhar rios de dinheiro ser o povo a contribuir. Quem devia de pagar a factura da crise deveriam ser aqueles que o puseram neste estado e que agora estão bem longe daqui a gozar com a nossa cara.





Obrigada pelo desabafo.

4 comentários:

  1. eu só acho é que se eu afundar a minha casa não posso ir pedir ajuda ao governo mas o governo pode afundar Portugal e agora vem pedir ajuda aos pobres....

    ResponderEliminar
  2. Querida Andreia, sempre que quiseres desabafar, estás à vontade, o cantinho é teu! ;))
    Gosto destes teus desabafos pedagógicos!

    ResponderEliminar
  3. Quanto a este assunto...só consigo dizer: Fo..........!!!!!!!!!!!!!

    Os ricos cada vez ficam mais ricos e os pobres cada vez ficam mais pobres!! Grrrrrrrrrr!

    ResponderEliminar
  4. Tudo bem explicadinho... mas mesmo assim custa a engolir...
    Bjs

    ResponderEliminar