terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Resposta à Cilene

A Cilene fez um comentário aqui no meu blog onde descrevia a sua situação:

"tenho um tumor benigno no estômago e o medico que esta me acompanhando acha melhor tirar, mas, tenho medo de tirar o estômago por causa de um tumor benigno.
Graças a Deus vejo que muitas pessoas que passaram pela gastrectomia total conseguem seguir suas vidas, mas com muitas restrições e limitações. Fico pensando se seria realmente necessário passar por isso.
Descobrimos esse tumor a 10 meses e por enquanto optei por só acompanhar com endoscopia e ecoendoscopia a cada 6 meses e por enquanto não houve alteração, o diagnostico é o mesmo, Leiomioma gástrico. Fico preocupado se esse resultado é 100% confiável"



E eu decidi responder da seguinte forma:

Olá Cilene! Sou a Andreia e vim aqui responder à tua questão porque passei por uma situação idêntica à tua. Diagnosticaram-me em 2008 um Linfoma Não Hodkings no estômago e desde então fartei-me de fazer endoscopias. Com os tratamentos de quimio o meu estômago ficou muito danificado e cheio de cicatrizes onde me surgiu um carcinoma e aí os médicos decidiram retirar-me os estômago na sua totalidade.
O corpo é teu, a vida é tua! Infelizmente existem muitas mulheres com casos de cancro na mama na família que optam por retirar os peitos para evitar o aparecimento de tumores e terem de passar por tudo aquilo que muitas mães, avós, amigas passaram. É uma decisão que só cada uma de nós pode tomar! E assumir as consequências que essa decisão acarreta quer para o bem, quer para o mal (como tudo na vida).
Aqui ninguém é médico. Cada um vem aqui desabafar o que lhe vai na alma, contar a sua história de vida e também dar a conhecer a realidade de um ser humano que vive diariamente sem o estômago.
Não concordo quando diz "Graças a Deus vejo que muitas pessoas que passaram pela gastrectomia total conseguem seguir suas vidas, mas com muitas restrições e limitações." Eu considero que tenho uma vida normal: como, danço, faço ginástica, vivo! Os cuidados que temos é o que todos os humanos devem ter: alimentar-se devidamente e convenientemente sem abusar nos açucares e gozar a vida o melhor possível sem muitas lamurias e lamentos porque graças a Deus vive-se sem estômago.
Beijinho e boa sorte seja qual for a sua decisão.
Andreia

1 comentário:

  1. Ainda bem que há pessoas que podem contar contigo.
    Continua, responde sempre!
    És um exemplo de vida para quem te ama e admira, tanta gente!!!!

    ResponderEliminar