quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Não podia desistir!

O meu primeiro tratamento foi difícil, mas não impossível. As náuseas e os vómitos eram uma constante mas aguentava-me firme e forte. Só queria sair do hospital e apanhar ar fresco, ir para casa.

Tinha tempo para descansar e recuperar até ao próximo. O segundo tratamento teve de ser adiado uma vez que não tinha valores para ficar internada, as plaquetas estavam em baixo e precisava de mais tempo para me restabelecer, recuperar.

A minha cabeça não parava!

Durante este segundo tratamento, estava internada e acordei com um telefonema do meu ex-namorado a dar-me a notícia que “tinha morrido uma amiga minha, a Sónia”. Fiquei a bater mal, mas precisava ter a certeza que não era mais uma das mentiras dele. Liguei para algumas das minhas amigas porque precisava da confirmação. Não podia ser! Não queria acreditar! O pior confirmava-se! A Sónia não tinha resistido a um cancro da mama, os tratamentos não deram resultado. Sempre acreditei que iria vencer a doença e ser muito feliz, mas Deus assim não quis.

A Sónia era uma mulher muito marcante, pela sua beleza física, pela sua sinceridade, honestidade e muita frontalidade. Encarou sempre a doença da melhor maneira e estava sempre bem. Emprestei-lhe o livro “Viver de Amar” num jantar que tivemos antes de iniciar os tratamentos de quimio e radioterapia. Nunca o leu porque sempre teve a força necessária para a luta pela sua vida. Nunca a vou esquecer! É mais um anjinho no céu a olhar por todos nós e a fazer rir todos os que estão com ela.

No hospital com o choque da notícia, fiquei histérica, deu-me um ataque de choro, perdi o controlo de tudo. O psicólogo do hospital foi chamado e deram-me um calmante (para cavalos) para me porem mais calma e resultou. No entanto, a angústia, a tristeza e o desespero apoderavam-se de mim. Não sei como fiz o meu tratamento de quimioterapia de 24h nesse mesmo dia, no entanto sobrevivi e consegui. Foi o pior e o mais difícil sem dúvida! Passei todo o tempo a rezar, a pedir a Deus para me poupar, para me deixar viver…

Acredito em Deus, acredito no meu anjo da guarda e acredito que existe uma força que nos faz ultrapassar tudo. É este acreditar que me mantém viva e fiel a mim mesma e que me faz ser quem eu sou.

Apesar de todos os sentimentos negativos que carregava dentro de mim, não só pela partida da Sónia mas pela falta de respeito, falta de amor que tiveram para comigo ao darem-me a notícia da pior maneira. Não se faz! Foi uma dura aprendizagem… Cada vez mais percebia que existem pessoas más e muito, muito egoístas. Os outros não interessam desde que eu esteja bem. E cada vez mais descobria-me a mim própria e sentia mais admiração, mais orgulho, mais amor, mais carinho, mais tudo pelos meus pais e pela educação que sempre me deram. 

Obrigada Pai e Mãe!

1 comentário:

  1. Realmente...não se faz! Acabaste por saber da forma mais triste e marcante. Infelizmente!
    Lembro-me de qd me ligaste...eu já estava a adivinhar o q aí vinha:( mas tb não te consegui mentir! Sabia q não o podia fazer mas doeu-me tanto ter de te confirmar tal coisa!!!

    Ao longo de todo o percurso da tua doença, soubeste de casos menos felizes, relativamente a pessoas conhecidas, ou conhecidas das conhecidas... mas uma coisa é certa: cada caso é um caso! E tu sempre acreditaste em ti e na tua luta. Assim como eu!!

    Pois é minha estrelinha, existem pessoas mt más e sem carácter, só têm olho para o seu próprio umbigo! Qts vezes tive de te dizer isto... mas o teu coraçãozinho puro não queria (ou melhor, não conseguia) aceitar q nem toda a gente é boa e humilde como TU!

    Um bjnho grd e...até jáááááá ;) faltam 50 minutos e aí estou eu :)

    Sara Bento.

    ResponderEliminar