quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O inevitável!


Os restantes meses corriam da melhor maneira possível. Sentia-me feliz, mas angustiada com a minha saúde. Um dia quando saia do trabalho disse à minha coordenadora “sinto como se tivesse uma bomba relógio dentro de mim”. Era assim que sentia em relação ao meu estômago, à minha saúde. Por muito cuidado que tivesse com a minha alimentação, em fazer exercício físico, yoga, tratamentos de CND e também com a minha vida sentimental resolvida, bem resolvida, eu sabia e sentia que não ia ficar por aqui. Não me perguntem como, mas eu sabia… sentia.

O meu anjinho tem uma licenciatura em saúde e desde que entrou na minha vida acompanhou-me sempre nos exames (endoscopias) e consultas e ajudou-me bastante a perceber e compreender mais o meu corpo. Quando realizava endoscopias as notícias nunca eram muito animadoras: estômago deformado com muitas cicatrizes… devido aos intensos tratamentos de quimio e radio o meu estômago ficou num estado lastimável, mas sobrevivia.

Em Março de 2010 depois de fazer uma endoscopia alta e de me terem retirado várias amostras para biopsia, ligaram-me dias depois para repetir o exame. No dia em que recebi o telefonema estava com a minha prima (autora dos sonhos) no hospital de Leiria no “II Colóquio de Enfermagem no Hospital Santo André (Leiria)” onde a minha primaça linda fez um testemunho real e impressionante do que passou com a perda e partida da sua princesa, do seu bebé que agora é uma estrelinha, um anjinho. O testemunho teve como objectivo alertar os profissionais de saúde a serem mais cuidadosos e humildes na maneira como tratam e lidam com os doentes. 

Foi um dia muito especial para as duas. Naquele dia ambas tivemos de lidar com realidades bem duras e distintas da nossa vida que nos fizeram sofrer bastante, mas que nos fortaleceram enquanto mulheres e seres humanos. Era algo que estava destinado! A minha prima falar do que lhe ia na alma e elevar o espírito e a memória do seu anjinho e eu ter a confirmação do que já me estava destinado acontecer desde que a doença me apareceu.

Dias mais tarde, fui ao hospital fazer mais uma endoscopia para ver o que era afinal a coloração anormal que me tinha aparecido no meu estômago e confirmava-se! Um tumor no estômago! O cansaço exagerado e as más disposições já tinham uma razão de existir!

Não havia nada a fazer! Arregaçar as mangas mais uma vez e ir à luta sem dramas, sem desilusões, sem lágrimas, sem muitas questões.

“Era o que tinha de ser!” e eu mais uma vez tinha o apoio incondicional dos meus pais, da minha família, dos meus amigos e desta vez reforçada com o amor, o amor, a compreensão e o companheirismo do meu anjinho.

Qual seria o meu destino?




5 comentários:

  1. O amor que sinto por ti é incondicional!
    É único e é só teu, garantidamente só teu.
    Estou sempre ao teu lado, sempre atento a ti e a tudo o que te diz respeito, afinal não fosses a mulher da minha vida.

    Amo-te...eu sei como vai acabar essa história.
    Querem saber?Não querem?Não Digo...

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, como posso esquecer esse dia?
    Eu que estava a ser amparada por ti, estava nervosa e feliz ao mesmo tempo, estava a cumprir a minha promessa feita há 4 anos: falar da minha filha no local onde não a respeitaram. Falei nos olhos e para os olhos de quem queria. Aquela besta!
    e tu foste comigo.
    Deste-me força.
    Até que o teu telefone tocou.
    Vi a tua cara.
    Saí da mesa, fui ter contigo.
    A notícia tinha chegado. Eu também fiquei em pãnico, sem saber o que dizer, sem saber o que pensar.
    O medo tinha voltado, não queria transparecer esta invasão, não podia!
    E tu ficaste comigo...até ao fim!
    E eu senti-me a pessoa mais sortuda do planeta, tinha-te ali...junto a mim...
    Adoro-te muito primaça.
    É muito é tanto!

    ResponderEliminar
  3. O destino?!...n foi justo, n é justo! Nem comprensível... mas, e felizmente, todos os obstáculos e partidas q a vida te pregou foram ultrapassados graças a ti, aos cuidados q sp tiveste e ao apoio daqueles q mais te amam.

    Foi mais uma fase difícil mas uma batalha vencida! Como só podia ser!

    És linda, um ser humano maravilhoso e uma mulher fantástica q eu ADORO! És e sempre serás única!

    Beijo grande. Adoro-te MUITO.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  4. Estrelinha linda da minha 'bida', só passei pra te LEMBRAR q te ADOOOOORO!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Andreia,

    Quando o teu irmão me disse, à cerca de 2 anos, que estavas a lutar contra um linfoma fiquei muito triste por saber que estavas a ser sujeita a tal provação.
    De vez em quando pergunto-lhe por ti e pelo desenvolvimento da situação e hoje, numa dessas "interpelações", ele disse-me que estavas bem e que até tinhas um blogue onde descrevias as tuas experiências.
    Depois de ter lido a maioria dos posts fiquei amargurado por saber algumas das coisas que tiveste de experienciar mas, por outro lado, e como já não nos cruzamos à alguns anos, fiquei feliz por ver que és uma mulher forte e que não foge a nenhuma luta.
    Espero que os piores tormentos tenham passado de vez e que possas ser muito feliz com o teu anjinho, com a tua família e com os teus amigos.

    P.S.: Ainda bem que a tua pérola te incitou a escrever……..porque o fazes de uma forma fantástica!

    Um beijo
    António Barranha

    ResponderEliminar