terça-feira, 7 de dezembro de 2010

13



Foi o número da minha cama no hospital. Número de Nossa Senhora de Fátima. Número que interiorizei como o regresso a minha casa, à minha vida.

Durante o tempo que estive internada proibi as visitas no hospital. Proibi que me fossem ver. Não porque não gostasse de receber e de ver pessoas que gosto, mas porque não me sentia com forças para as receber. Tinha medo dos olhares, das reacções, dos diálogos...

Passei a maioria dos dias e noites com uma sonda enfiada que me fez perder muitas noites de sono, que me fez chorar muitas lágrimas e me fez desesperar (como nunca…). A sonda tinha uma rosca bem no meio da minha garganta, que me magoava e feria cada vez que falava ou me mexesse. Passei muito tempo sempre deitada na mesma posição, de barriga para cima, e depois de algum tempo já me doíam as costas e as pernas. Não podia mudar a posição do pescoço, ao mínimo movimento a sonda magoava mais e mais…

Um dia, a minha querida médica entrou no quarto e perguntou-me: “Andreia, está tudo bem?” devia estar com uma cara de desespero… Ao qual eu respondi quase a chorar:” Não! Estou no meu limite! Já não aguento mais esta sonda! Magoa-me muito! Por favor…”. Naquele mesmo instante, aproximou-se de mim e pediu-me para respirar bem fundo. Obedeci imediatamente e num instante senti a sonda a sair de dentro de mim. Que alívio! Que sensação de alívio! Que felicidade!

Restavam os drenos… não vou falar do episódio da retirada dos meus drenos porque estou a tentar apagar da minha memória a dor, a raiva, a revolta que senti nessa altura. Eu sempre disse que pior que a dor física é a dor da alma! Esta última custa muito, muito mais a cicatrizar! Chorei, gritei, berrei, perdi a noção de tudo! Hoje, depois de já tudo ter passado sinto que foi tudo uma GRANDE aprendizagem. 

Por vezes dou por mim a queixar-me de pequenas coisas que à vista do que já passei não são NADA! NADA mesmo! E não aguento ouvir as pessoas a queixarem-se, a dizerem palavrões, a revoltarem-se, a magoarem, a serem egoístas… Sinto-me sem paciência e intolerante.

O meu maior medo (por incrível que pareça) foi pensar que nunca mais iria conseguir levantar-me daquela cama. Sempre que tentava, a cabeça andava à roda, parecia que andava numa montanha russa… Tanto tempo deitada… Devagarinho, ia levantando a cabeceira da cama, cada vez mais e mais alta de modo a habituar-me.

Quando já me senti mais ou menos preparada pedi para me levarem a tomar banho na cadeira de rodas. Tão bom sentir a água em cima de mim. Uma vez ouvi dizer que: ”é durante o banho que podemos falar com o nosso anjo da guarda. É nesta altura que ele nos ouve…” E fui o que fiz durante o tempo do banho, de me terem lavado o cabelo 2 vezes… Que saudades…

Dia 11 de Março de 2010, a sua santidade o papa estava em Portugal e depois de pedir tanto a Deus, a Nossa Senhora de Fátima, aos meus anjinhos e sem estar à espera, tive alta! Podia finalmente ir para casa, para a minha casa…

5 comentários:

  1. Lembro-me como se fosse hoje, meu amor!

    Estava perdido nos meus sentimentos e na surpresa que te tinha preparado. Era a loucura total...o meu amor iria regressar para a minha BEIRA!
    Que solidão os dias sem ti, pareciam um enorme buraco negro!
    Sem a tua marca própria do dia, os dias eram sempre iguais, tristes, enfadonhos..mais e mais!

    Em qualquer situação ou momento, eu estarei sempre lá a tua espera.

    Amo-te!

    PS: Parabéns meu amor pela nossa felicidade, porque o 7 é o numero da Vida.

    ResponderEliminar
  2. Nossa Senhora faz milagres,
    Não falaste dela em vão,
    Escreveste a um dia,
    da Imaculada Conceição!

    sim, é amanha o dia dela,
    e a missa será para ti,
    ao ler o que escreves,
    são mais dias que eu vivi!

    Mais um beijo de amigo,
    que daqui não vai fugir,
    O Natal está a chegar,
    2010 está a partir...

    CS

    ResponderEliminar
  3. Recordo com muita angústia esses teus momentos, porque sabia que estavas a passar por eles e não estava junto de ti.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Minha estrelinha linda ;(;( Sei como foram tempos difíceis...mta dor física e psicológica!
    N me canso de dizer q és uma vencedora, tens uma força invejável e sp q me chateio em vão (tu sabes) passo-me comigo mesma!!
    A vida é mt mais...
    Tinha TANTAS saudades tuas!! Lembro-me perfeitamente qd o meu telefone tocou...olhei para o visor: "Estrelinha - a chamar!!" Toda eu tremi e as lágrimas caíram automaticamente, fiquei TÃO feliz! Foi tão bom falar ctg...

    Adoro-te MUITO!

    Beijo grande.

    Sara Bento.

    ResponderEliminar
  5. meu marido fez a gastrectomia já faz um ano, está muito bem, mas também passou seus problemas.

    ResponderEliminar