quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A minha cicatriz

é a minha imagem de marca!

tanto se falou e tanto foi falado sobre ela. Tantas dúvidas... Como seria? Como iria ficar? Se se iria notar... Enfim...

Disseram-me que na cirurgia iria ter um cirurgião plástico para "tratar" de não se notar a cicatriz. Também fui informada que a cicatriz iria ser como a de uma cesariana, "não se ia notar nada!"... Tudo enganado!

A minha cicatriz foi tema de conversa várias vezes e muitas foram e são as pessoas que me pedem para a mostrar. Não o faço porque acho que não o devo fazer. Nem sei bem porquê... medo de impressionar, medo de chocar, medo de não aceitarem, medo das perguntas e especulações que podem daí vir... medo, receio. Até de mim própria! Não foi fácil "aceitar" a minha nova "tatuagem", a minha nova "marca", o meu novo "estado".

Actualmente, já convivo bem, muito bem com a minha cicatriz e trato dela com muito carinho. Sempre muito bem hidratada para não sofrer "puxões".

Fui cortada mesmo no meio da minha barriguinha. Assim:

(foto tirada por mim mesma. Atenção porque esta sou eu, a minha cicatriz e cada caso é um caso! Só coloquei esta foto porque antes de ser operada pesquisei e nada encontrei sobre este tema.)

Duas vezes no mesmo sítio! E se no final deste Verão estava preocupada em a esconder e proteger com fatos de banho horríveis que mais parecia serem da minha avó (que não me identificava nada, uma vez que sempre usei biquínis) a partir de agora vai estar à vista de tudo e de todos. faz parte de mim! É minha! Faz parte da minha história para mim é motivo de muito orgulho.

Espero no próximo Verão usar um biquíni assim (lol)


(imagem tirada da net)

7 comentários:

  1. Olá Andreia.
    Antes de qualquer outra coisa peço desculpa por incomodar-te. Estou a escrever-te um pouco a medo.
    Chamo-me Cristina, tenho 32 anos, sou de Lisboa, e a minha irmã Ana de 25 anos tem LNH.
    Pronto... Dito isto assim à laia de "Alcoolicos Anónimos" não sei muito bem por onde começar a dirigir-me a ti.
    Foste a unica pessoa que encontrei que fala neste assunto, no meio de infindáveis buscas no ciberespaço tropecei no teu Blog. Acho que já o li de fio a pavio.
    Não te venho importunar numa de trocar "feridas de guerra", porque eu não estou nem nunca estive doente.
    Mas a minha irmã está. E eu estou completamente às escuras.
    Tudo começou em Outubro com "Ó filha... isso são gases, toma lá 1 medicamento, bebe uns cafés e a Natureza seguirá o seu curso."
    2 ovários, 2 trompas, e 1 utero depois a minha irmã está na Unidade de Hematologia dos Capuchos nos seus primeiros 4 dias de quimio.

    A perspectiva de um irmão é algo de extremamente vilento. As palavras nunca são as certas, as perguntas são sempre incómodas, as lágrimas sempre inuteis, e a esperança é sempre vã.

    Escrevo-te na mais profunda situação de uma irmã às escuras, a quem os médicos ignoram.
    Ocorrem-me questões tão patetas como "Será que ela não consegue mesmo comer ou devo força-la? Será que está só mocada ou está a entrar numa fase profundamente deprimida? Como posso anima-la? Ela quer ser animada?"

    Perspectivas de familiares e amigos há aos milhares.
    Perspectivas dos próprios doentes há muito poucas. Ninguém fala do que sente qdo lhe dizem para comer mais um bocadinho. Ninguém fala que o mimo da mãe até sufoca. Ninguém fala que gostaria q as coisas fossem mais assim ou mais assado durante o penoso processo.

    A minha sensação de impotencia esmaga-me a cada minuto.

    Perguntas tu e muito bem : "Porque me contactas ?"

    Não sei.

    Sei que qualquer comparação é absurda, mas um irmão profundamente doente, vê-lo emagrecer a cada dia, mais fraco a cada suspiro é aterrador.
    Estou em pânico e não tenho ninguém com quem falar.

    Pronto , é isto.
    Escrever estas coisas já ajudou um bocadinho.
    Não levo a mal se não me responderes.

    Desejo para ti toda a saúde de volta tal como desejo à minha irmã.
    Que possam ambas voltar a fazer todas as coisas que vos fazem felizes.

    Cristina Costa

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina!
    Acabei de ler o teu comentário e agradeço-te muito por desabafares "comigo". Gostava muito de poder falar contigo. Eu também tenho um irmão que apesar de nunca o ter demonstrado (pelo menos comigo) também ele sofreu muito. E fez-me sofrer. Não é fácil estar de cada um dos lados...
    Não tenhas medo de ser tu própria! Não tenhas medo de demonstrares o teu amor, o teu carinho e a tua preocupação à tua irmã. Não tenhas medo de a fazer rir quando ela se sente cansada, de lhe fazeres companhia quando ela quiser estar sozinha. Pequenos gestos fazem uma grande diferença.
    Conta comigo para o que precisares. Tu e a tua irmã. Não desistas! Não desistam!
    Muita força, muita luz, muita, muita coragem!
    Beijinhos.
    Andreia Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Não é fácil estar de nenhum dos lados...são sofrimentos diferentes...mas os dois mt dolorosos!

    Bjnho e mt força pra ti e pra tua irmã!
    A Andreia é um exemplo!!

    ResponderEliminar
  4. Ah!!! Estrelinha!!! A tua cicatriz é linda, é simplesmente um sinal q marca parte do teu PASSADO! Estás aqui!! Cmg, com a tua familia, o teu anjinho e amigos q te adoram, isso sim é IMPORTANTE!!

    Sara.

    ResponderEliminar
  5. nooossa, a sua cirurgia é igual a minha em tudo. e eu tbm não me sinto bem, nem um poouco. e me lembra coisas ruins do passado. não sei como vc adiquiriu a sua, só sei que a minha foi da pior forma possivel. bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi flor, tudo bem?!Tô aqui pesquisando sobre cicatrizes e vi a sua. Inacreditavelmente, é igual a minha. No mesmo lugar. E até essas pequenininhas do lado tb tenho (sondas). A minha "ganhei" através de uma cirurgia para a retirada de um coágulo e da vesícula tb que tava "podre" por conta do coágulo. Isso eu tinha 15 anos, hj tenho 23. Imagina o trauma. Ainda não compreendi o porquê de ter recebido esse carma, essa situação, esse momento, seja o nome que for...Busco dentro de mim a compreensão e ainda as vezes sofro por esse momento. Mas, quem sabe um dia eu não consiga não é?
    Posso saber como andas a sua?E se tem alguma diquinha pra melhorar o aspecto?Ou vc já saiu dessa fase? :)

    Beijos e abraços.

    ResponderEliminar