quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O sossego da avó

Ontem a minha avó foi para o lar e passou lá a primeira noite.

A minha mãe e os meus tios andaram a ver os lares da região e optaram pelo que consideraram o melhor. Andei o dia todo com o coração apertado e sempre que me lembrava que a minha avó ia para um lar, os meus olhos enchiam-se de lágrimas e o coração apertava.

Sei que é o melhor para ela, pois assim não está sozinha, está sempre a ser acompanhada e vigiada, alimenta-se bem, tem ótimas condições o que não acontecia quando ela estava sozinha em casa dela sem condições. Custa. Custa muito mas é uma realidade que temos de encarar.

Foi como quando a minha avó teve de começar a andar de bengala... E o mais curioso é que a 1.º bengala que ela teve fui eu que lha ofereci (por brincadeira) quando fui ao Brasil. Sabia que esse dia ia chegar mas via-o muito, muito longe e distante.

A realidade é que o tempo passa muito depressa e não perdoa.

Estou em pulgas para ligar e saber como passou a 1.ª noite naquele que eu considero ser um hotel e não um lar. Espero que, agora sem a humidade e o frio, as dores passem e a minha avó consiga ter alguma qualidade de vida.

A minha avó já teve a experiência de estar uma semana num lar e confesso que a experiência foi horrível. Um dia fui visitá-la de surpresa e deparei-me com a minha avó sentada numa sala com tantos outros idosos, numa cadeira comum, completamente apática. Fiquei horrorizada.

Espero que agora seja diferente. Que tenha atividades que lhe ocupem o tempo, que faça novas amizades, que a alimentação seja a mais adequada, que tenha a vigilância médica que tanto precisa e já agora... que arranje um namorado e seja FELIZ!

7 comentários:

  1. Por um lado sabemos que vão estar melhor mas por outro é aquela sensação de abandono...compreendo-te!

    ResponderEliminar
  2. Estrelinha, a tua avó vai ser MUITO mais feliz do q era, qd estava em casa, com condições não tão boas e mts vezes, sozinha.
    Ali tem conforto, vai fazer amigos (utentes e também auxiliares), tem a atenção de muitas pessoas, está constantemente sob vigilância! Acredita q aquele lar, à semelhança de mts outros é mais um hotel do q um sítio onde se juntam um aglomerado de idosos q para ali ficam...isso era antigamente e infelizmente ainda acontece em alguns "lares" degradados e ilegais. A tua avó está bem entregue e vai ser feliz, acredita nisso! Têm muitas actividades diárias e pessoas com mt tacto para lidar com os idosos, pessoas sensíveis e carinhosas.
    Compreendo perfeitamente a tua agonia e preocupação mas daqui a algum tempo tenho a certeza q me vais dar razão.

    Adoro-te mt e a tua avó tb :) por isso sossega q ela está óptima e bem entregue;) Agora é ires visitá-la sempre q possas para q seja ainda mais feliz!!

    ResponderEliminar
  3. olá Andreia, desejo as maiores felicidades para a tua Avó.
    Este tema toca-me particularmente porque tbém tive a minha avó num lar e não correu bem.

    Bjo
    Maggie

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    espero que ela esteja a gostar.
    Infelizmente e Felizmente estes espaços existem...mas de boa Qualidade!
    É os «velhinhos» precisam; de ajuda, tempo, carinho, conversas...e lá nunca estão sós!
    Por vezes é triste mas...sózinhos em casa em pior!

    Bjs
    Fica bem

    ResponderEliminar
  5. Sei que esse coração tá apertadinho, mas também sabes que é o melhor para TODOS.
    Adorava saber da tua avó...com namorado :)
    ADORO TU primaça

    ResponderEliminar