quinta-feira, 3 de março de 2011

Testemunho na 1.ª Pessoa

Muito se escreve e muito se diz sobre a gastrectomia total e muito pouco da informação disponível corresponde à realidade.

É POSSÍVEL SIM VIVER SEM ESTÔMAGO E É POSSÍVEL SIM TER UMA VIDA NORMAL! E digo-o eu na 1.ª pessoa! Também as pessoas normais sentem cansaço, indisposições, têm vómitos e diarreia e também elas têm carências vitamínicas porque não se alimentam em condições. Cada vez mais se adere ao fast food e às comidas rápidas, pré-congeladas. Cada vez menos as pessoas têm tempo para preparar as refeições principais, pensá-las e a comê-las de modo natural, calmo... As refeições devem ser cada vez mais momentos importantes, não só a nível de saúde como também a nível social.

Está a fazer um ano que fui submetida a uma gastrectomia total e posso dizer que posso comer de tudo, mas não quero! Não ingiro bebidas alcoólicas apesar de ser recomendado a ingestão de pelo menos 1 copo de vinho tinto porque faz bem à saúde. Não como sempre que me apetece fritos (que adoro) porque dou preferência aos cozidos e grelhados. Como sempre que me apetece chocolate preto de culinária e recentemente aprendi que o melhor chocolate tem 70% de cacau. Não bebo bebidas com gás porque dou preferência ao ice-tea de manga (que adoro) e as nectares de fruta. Não gosto de água e por isso faço por beber chá.

As minhas bolachas preferidas são as bolachas Maria de chocolate e as Oreo e como sempre que me apetece sem me fazer mal. Também como gelados sem que me faça mal e noto que de dia para dia o meu organismo está a voltar ao normal.

Quanto ao peso não ganho nem perco (apesar de notar as calças mais apertadas...).

É tudo uma questão de hábitos e também de escolhas.

Gastrectomia total não é sinal de sofrimento e de privação.

4 comentários:

  1. És tão grande... mas tão grande!!!!
    Adoro tu

    ResponderEliminar
  2. E mai nada!!! Quem fala assim n é gaga :)
    Pessoal, leiam o q a minha estrelinha escreve pq ela é q sabe ;)

    ResponderEliminar
  3. E com este blog vai ensinar tanta gente.
    Obg por existires, por teres um coração grd e por seres tão especial.

    Bj grd.
    Anabela domingues

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde...

    Admiro e espero realmente que esse bem-estar se prolongue.
    Tenho o meu pai, que fez gastrectomia total em Maio, fez apenas um ciclo de quimioterapia e não pode fazer mais por afetou o rim. Contudo, até à cerca de um mês, comia de tudo, com bastante apetite, tinha dores apenas quando comia um pouco demais e ficava enfartado mas rapidamente se resolvia.
    Contudo de há um mês para cá, começou a ter imensas dores após comer seja o que for. Diga-me, passou por isto? Os médicos dizem ser normal, contudo fico preocupada. Fica com o abdomén volumoso e duro ao toque.

    Agradecia que compartilhasse isto comigo, uma vez que não faço ideia do que fazer...

    Obrigado pelo testemunho... ;)

    ResponderEliminar