quarta-feira, 11 de abril de 2012

Assim...

Não tenho tido muito tempo (e confesso) nem muita disposição para vir até aqui ao meu cantinho. Por vezes tenho tanto para dizer que nem sei por onde começar e depois não digo nada e fico quietinha e caladinha.

A minha Páscoa foi boa. Passei em minha casa com a minha família e para não variar inventei um bocadinho e fiz esta cataplana de tamboril e camarão (feita no wook porque a minha cataplana não pode ir à placa) com algumas alterações que ficou boa e muito saborosa. Também resolvi fazer esta sobremesa light para não dizerem que os meus doces engordam.

Independentemente da comida estar boa e a companhia ainda melhor, os nossos corações estavam (e estão) apertados. A minha avó materna de quem eu tanto falo aqui não tem andado nos seus melhores dias e não tem dado tréguas à família. Perdeu a visão e não quer comer o que é... muito mau. Más disposições, vómitos provocados e um sem fim de ocorrências fizeram com que ontem tivesse de ser internada no hospital e lá está... Nós aqui esperamos com o coração apertadinho, apertadinho novidades. Boas!
O diagnóstico (o meu diagnóstico) é: muito cansaço, muita tristeza e angústia acumulada durante muitos e muitos anos, falta de vontade de viver e um enorme desejo de ter paz.
A verdade é que não somos nós que mandamos no dia e hora da nossa partida e quando isso acontecer com a minha avó resta o sentimento de dever cumprido.
Os 83 anos representam uma vida cheia: de amores e desamores, de felicidade e tristeza, de conhecimento e... de toda uma vida.

Por mim "se puder fazer com que a minha avó viva até aos 100 anos não vou deixar que ela viva até aos 80" e foi o que sempre fiz. Resta-me dizer-lhe "só mais um bocadinho avó. Tenho momentos muito importantes que ainda quero viver contigo e falta tão pouco. Só mais um bocadinho..."


4 comentários:

  1. Meu doce...já falamos sobre a tua avó, sabes o que penso, como penso.
    Também sabes que concordo...dói.
    Também sabes que concordo...está cansada ou a pensar em desistir.
    Também sabes que...estou sempre aqui do teu lado, não saberia estar noutro.
    Como também sabes...ADORO TU.
    Um beijinho muito grande para a tua avó que adoro, outro para todos voçês cheio de muita coragem.

    ResponderEliminar
  2. Pois... esse coração tão apertadinho...
    É compreensível q assim estejas, é tua avó!! Mas também sabes que fazes tudo o que está ao teu alcance para a fazer feliz e com que se sinta bem. É difícil ajudar quem, por vezes, não quer ser ajudado ou não deixa.
    Continua a ser como és e a aproveitar cada momento, da melhor forma possível, com a tua avó. Assim NUNCA vais pensar no que poderia ter sido feito. Simplesmente sê tu própria!

    Um grande beijinho, minha estrelinha linda.

    ResponderEliminar
  3. é muito dificil de aceitar, mas todos sabemos que a vida nao é para sempre! tens de ser forte!

    ResponderEliminar
  4. Olha, a minha avó faleceu o ano passado. O último ano de vida foi terrível e não tenho vergonha de dizer que pedi muitas vezes que Deus a levasse de uma vez por todas, tal era o seu sofrimento. Tinha 92 anos. Eu sei que queremos que eles fiquem para sempre connosco mas eu prefiro que as pessoas partam com alguma dignidade do que numa fase em que já nem sequer nos conhecem, em que as dores são mais fortes que tudo o resto...

    As melhoras para a tua avó!

    ResponderEliminar