segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uma BOA notícia mas... com muito ainda para fazer!

Numa semana onde vou realizar um exame de rotina e onde todos os dias recebemos notícias de pessoas que partem com a doença da moda, o cancro. Uma boa notícia que me deixa contente e de certa forma mais aliviada e otimista.

O IPO do Porto realizou um estudo onde mostra as taxas de sobrevivência dos doentes com cancro. Os dados divulgados, baseiam-se na análise de 10 286 casos diagnosticados entre 2005 e 2006, e concluem que cinco anos após o diagnóstico, quando uma recaída já é pouco provável, a taxa de sobrevivência se situou nos 63% para jovens e adultos e nos 74,6% para as crianças.
O IPO Porto é a primeira instituição a dar a conhecer estes resultados sendo que na minha opinião todas elas deviam de o fazer. Para verem o estudo mais pormenorizado cliquem aqui.

Este estudo foi feito a partir dos tratamentos dos doentes oncológicos mas deve ser feito muito, muito mais e muito antes, a partir da prevenção e do diagnóstico. Num momento de "crise" onde o Estado anda a cortar em tudo é essencial e fundamental que haja apoios a todos os níveis para acabar de vez com este mal que rouba anos de vida a doentes e familiares. Não se pode parar por aqui porque saiu um estudo com resultados positivos. Temos de pensar nos que já partiram e nos que se encontram nos cuidados paliativos à espera.

Se forem como eu, que cada vez que vai a uma consulta ou fazer um exame fica cheia de medo, pensem nos casos de sucesso que cada vez mais são dados a conhecer.
Pensamento positivo!

4 comentários:

  1. Querida Andreia, nem todas as notícias são más, felizmente! Esperemos mesmo que não cortem os financiamentos nos IPOs.
    És uma sobrinha cheia de coragem e linda. :)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Andreia sem dúvida que há que manter o pensamento positivo!
    O que o Estado está a fazer à nossa saúde é vergonhoso...
    Bjs
    Tenho um miminho para ti no meu cantinho, espero que gostes!

    ResponderEliminar
  3. Querida,
    a prevenção e diagnósticos precoces é o melhor remédio para esta malvada doença, todos sabemos disso mas, por vezes somos descuidados connosco, falo por mim.
    Mas esta é uma excelente noticia. Tu felizmente, estás nos casos de sucesso! ah mas que boa noticia esta!
    Também tenho saudades tuas. Bj**

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia.
    Conheci o seu blog através do blog da Estrela. Acho que já li mais de 10 posts e estou sem palavras. Por isso so posso dizer que adorei o seu blog. Você é um exemplo de força e de luta e uma grande mulher, fiquei muito emocionada ao ler a sua história especialmente os primeiros posts. Já estou a seguir o blog e só lhe desejo tudo de bom e muitas felicidades.
    Beijinhos muito grandes.

    ResponderEliminar