quinta-feira, 3 de março de 2011

Conselhos relativos à Alimentação depois da Gastrectomia Total

No meu blog tenho recebido alguns comentários de pessoas ou que foram submetidas a uma gastrectomia total ou que vivem de perto esta realidade. Já à algum tempo que penso em dar alguns conselhos relativos à alimentação depois desta cirurgia. Alerto para o facto de cada caso ser específico e de terem muita atenção à informação dada pelo médico assistente. Estas informações foram-me dadas pela médica nutricionista do hospital onde fui operada e espero que possa ajudar.

Nos primeiros 15 a 30 dias após a cirurgia, a alimentação deve ser leve e de fácil digestão. Na 1.ª semana deve seguir-se a dieta líquida: leite sem lactose ou leite de soja; iogurte líquido; chá (camomila, tília, cidreira, …); cevada; canja; sopas de legumes com carne/peixe/ovo (tudo muito bem triturado); fruta cozida e triturada; água de cozedura da fruta.

Na 2.ª e 3.ª semana passa-se para dieta pastosa, em que para além dos alimentos já mencionados, pode-se introduzir: puré de batata; açorda fluida; papas de Nestum ou Cerelac (feitas com água ou chá); peixe cozido e humedecido; carne magra cozida e triturada; ovo cozido ou escalfado; iogurte natural ou magro (sem pedaços); fruta cozida ou assada (sem pele); fruta crua bem madura e esmagada ou triturada; verduras bem cozidas e trituradas (tipo esparregado, sem vinagre); gelatinas.

Depois evolui-se para alimentos com a consistência normal, sempre bem cozidos. De seguida introduz-se grelhados e se a tolerância for boa, ao fim de 1-2 meses pode-se introduzir de forma progressiva e sempre que não sentir desconforto, estufados simples e alguns fritos.

Quando vim do hospital vinha com muito receio por todo este processo, mas graças a Deus passei-o bem. É preciso muita calma e seguir à risca as indicações dadas pelos médicos. Relativamente à alimentação, não cumpri o tempo estipulado porque tinha muita fome. É verdade! Mesmo sem estômago sente-se fome! E eu tinha muita! Lembro-me que todo o tempo k estive no hospital era tentada com a publicidade dos canelones do Pingo Doce... Hum… Até me crescia água na boca... Passado alguns dias pedi ao meu anjinho para me fazer esparguete com carne picada e que bem me soube… Comi devagarinho a mastigar bem e andei a come-lo durante algum tempo como se fosse o melhor prato do mundo.


(imagem tirada da net mas que podia ser tirada por mim)

O pior foi a 1.ª vez que comi arroz. Estava bem cozido mas não tinha sido lavado então ficou com a goma natural. Ia morrendo! O arroz ficou-me preso no esófago e não descia nem por nada! Não dormimos nada nessa noite e por culpa minha! Mas voltaria a fazer tudo novamente! "Quem não arrisca não petisca!".

Conheci algumas pessoas que passado algum tempo ainda andavam a papas. Isto também não é bom. É preciso evoluir, seguir em frente sem medos nem receios. O que tiver de acontecer, acontece e tuso se torna uma aprendizagem.

14 comentários:

  1. Estrelinha q te ADORA!4 de março de 2011 às 21:38

    Lembro-me bem de tudo isto...és GRANDE!!!

    Adoro-te...admiro-te!! Tanto!! És e serás a estrelinha do meu coração!

    Desculpa...qualquer coisa.

    Beijo mt grd maninha!

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia, estava pesquisando sobre a vida após gastrectomia total e encontrei teu blog, gostei, tua historia e coragem me passou força e esclarecimentos. Meu marido recebeu o diagnostico de cancer no estomago 3 semanas atrás, e nossa vida virou de pernas pro ar. Hoje faz apenas 15 dias, e nós ja estamos uma semana dentro do hospital para a cirurgia. Corrí que nem louca pra conseguir arrumar tudo bem rapido, pois o oncologista disse ter pressa. Estamos casados há dois anos, ele é meu terceiro marido, tudo tao bom, cheios de planos, agora muita coisa vai mudar. Mas nós nos amamos e vamos tocar a vida da melhor maneira possivel.Tenho 52 e ele 64, entao, ainda muito tempo para viver. Comecei a pesquisar sobre a alimentaçao após esta cirurgia e fiquei chocada com toda a mudança ou problemas que poderáo ocorrer. Ai, me deu um medo. Esse meu email - prodyna@hotmail.com.
    Beijos e felicidades,
    Edna T. Smith

    ResponderEliminar
  3. Como seria bom...se.vc....me...atendesse;meu...e-mail diverazevedo@hotmail.com,...meu esposo...se..operou..desta..operaçãototal..e..desejo..informações se possível,dieta,comportamento,etc. muito grata Vera Azevedo

    ResponderEliminar
  4. Estive pesquisando sobre a alimentação após a gastrectomia total, pois meu sogro retirou o estomago e o intestino,procurarmos um Hospital que desse um atendimento especializado, e como moro em Barretos/SP, resolvemos traze-lo de Goiás para cá, mas logo após a alta da cirurgia de retirada, 2 dias depois sentiu dores muito forte e tivemos que correr com ele novamente p/ o hospital, conclusão, teve que fazer outra cirurgia, pois devido a fraqueza os pontos se romperam lá dentro, mas apesar dele se recuperar melhor após a 2ª cirurgia, o problema maior está na alimentação, a nutricionista já liberou qualquer tipo de alimentação para ele, mas ele não consegue comer, mesmo ela falando que o remédio dele era a comida, pois já está com 72 anos, e a cada dia que passa vai emagrecendo mais e mais, estamos muito preocupados, as vezes chegamos até a brigar com ele para poder comer, mas de nada adianta, ele só quer ficar a base de caldos e leite, comida sólida não aceita de jeito nenhum, não sente fome e acha que por isso não precisa comer. Gostaria que vc me passasse algumas dicas de como devemos proceder e como foi sua experiência em relação a isso. Desde já agradeço. E muito bom contar sua experiencia no blog. Meu e-mail: katiaamim@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Andréia,o que devemos fazer...a mesma situação e a nossa com me esposo que foi operado em quinze de julho...não sealimemta de sólido...e estamos aflitos...o que fazer..??

    ResponderEliminar
  6. Ola Andreia. Meu nome é Silvia, minha mãe fez esta cirurgia e não sei o q fazer. Vc é um exemplo de vida. Se vc pudesse me ajudar, gostaria de me comunicar com vc atraves de e-mail, por favor, me ajuda. Ela ainda ta na UTI, ainda não sabe q fez a gastrectomia do estomago e nem q o diagnostico é cancer. Me ajuda por favor, se puder me mandar alguma mensagem pelo celular tambem seria bom. silviaaaletice@hotmail.com, fone: 086 8851-0431.
    Um grande bj e q Deus a proteja e ilumine.

    Silvia

    ResponderEliminar
  7. boa noite andreia minha mãe fez esta cirugia já faz um ano tem uns 3 meses que terminou o tratamento de quimioterapia´de alguns dias pra cá ela não tá coseguindo se alimentar direito,antes ela engasgava e rapido desengasgava,estou muito angustiada não sei como ajuda-lá,cada dia que passa ela fica mas magra,se vc pudesse ma ajudar,mandar alguma mensagem meu msn elainyago82@hotmail.com ,que deus abençõe a nós todos.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia na sexta feira estarei passsando por est cirugia estou muito nervosa tenho 24 anos descobri no dia do meu aniverario,nossssa q xoque!!!!!!peço q se puder entre em contato comigo meu imail lua579@hotmail.com,meu num 04396651371 me xamo Daniela,sou do pr estou querendo conecer pessoas fortes e vencedoras como nos,bjusssss valeu desde ja pelo que vc faz atras ves do seu blog

    ResponderEliminar
  9. meu pai vai fazer essa cirugia estamos todos preocupados o medico vai passar a data da cirugia segunda feira, espero que ele vença essa batalha estou morando perto dele pra poder cuidar dele, ele tem 72 anos,mais ele é nortista ele é muito forte com fé em deus vamos vencer essa batalha so espero que ele tenha paciencia pra superar tudo por que ele é empaciente bom vou ficando por aqui bijsss a todos fiquem com deus meu imail é val_angel123@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Ola so o Antonio tambem fiz Gastectomia Total em Outubro de 2011 tem um periodo depois um pouco ruim na alimentação mas devagar e com muita calma tudo se recupera hoje passados nove meses graças a Deus ja´vou comendo e bebendo de tudo embora menos de cada vez tenha calma hoje a medecina já faz muita coisa e Deus hade fazer o resto Abraço tudo de bom GUARDA

    ResponderEliminar
  11. Meu marido faz dois meses que fez a gastectomia total. Passou ruim na cirúrgia pois deu hemorragia,com a graça de Deus e muita fé ficou bem tudo esta se ajeitando.Já está comendo bem melhor, não sente dor. Começou a fazer quimioterapia,vai fazer também radioterapia.

    ResponderEliminar
  12. Oi pessoal, meu nome é Arlete, sou brasileira, e estou muito feliz haver contado com a ajuda de pessoas como a Andréia. Fiz gastrectomia total em marco de 2010, tive muitos problemas com pedra nos rins e ainda tenho, estou com muitas, mas graças a Deus suportei e suporto tudo.Tenho poucas vezes dumping agora, mas quase não posso comer nada que tenha algum tipo de açúcar(às vezes até a frutose como das uvas por exemplo me faz mal), mas com o tempo vou aprendendo a substituir um alimento por outro, e assim vai indo bem.Estou recuperando meu peso. Pesava 56kg quando fiz a cirurgia, cheguei a ficar com 32kg,e hoje estou feliz com meus 40kg. Às vezes saio e danço um pouco, pois adoro a vida, até uma cervejinha de leve posso beber. Estou muito feliz, estou viva, muito viva.Não me importo com as crises de tristeza que por momentos passam em minha mente, pois da mesma forma que vem, vão embora muito rápido.Tenho 2 filhos maravilhosos e muitos amigos que me cercam de carinho e apoio, e isto é fundamental para qualquer pessoa. Antes que me esqueça, tenha cuidado com alimentos gordurosos, até derivados de leite podem fazer mal.Mas não se esqueçam que cada um é cada um, portanto temos reações diferentes. Sejam sempre felizes por mais um dia e então eles serão vários meses, anos. E porquê não sorrir, só nos fará bem. Abraços a todos e contem sempre com Deus e com a gente aqui.

    ResponderEliminar
  13. Olá. Sou José fiz uma gastectomia total em 19 de Março passado, tenho me adaptado razoávelmente ao novo regime alimentar, como de duas em duas horas, leite não é bebida muito bem aceite mas consumo queijo e iogurte sem complicações, comida bem cozida é a minha preferida, gelatina,etc. Cá vou vivendo sem grandes complicações. Qualquer questão disponham jogosant57@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Olá,meu pai vai fazer a cirurgia,estou mega confusa,como é viver sem estomago?ele se alimenta muito bem...come de tdo e adora uma pizza.Como devo agir...ainda estou em choque com a noticia.

    ResponderEliminar