segunda-feira, 7 de março de 2011

Recomendações para uma boa disposição :D


(imagem maravilhosa tirada da net)

Estas são algumas recomendações que tinha dado conhecimento aqui no meu blog através do site do IPO de Coimbra Francisco Gentil, mas nunca é de mais recordar.

Se me perguntarem se sigo estas indicações à risca, eu digo que não. Não consigo não beber durante as refeições. Não consigo não beber o meu Cappuccino com açúcar e o meu chá com mel. Também não evito os gelados e o resultado é o normal, por isso não deixem de comer e de beber, de fazer o que vos apetece. E se alguma coisa correr mal, já sabem... é uma aprendizagem! É a vida! E nós infelizmente aprendemos é com os erros, certo? Certo!

Tomem atenção:

  • Fazer 6 ou mais refeições de pequeno volume
  • A alimentação deve ser:
  1. Rica em proteínas (carne, peixe, ovos, leite e derivados)
  2. Pobre em hidratos de carbono simples (açúcar, mel, geleia, marmelada, …)
  3. Rica em hidratos de carbono complexos (batata, arroz, massas, pão torrado ou tostas, bolachas pouco doces)
  4. Moderada em gorduras, preferindo o azeite para cozinhar e temperar
  • Os líquidos devem ser bebidos 30 a 60 minutos antes e após as refeições e, não beber mais do que 100 a 200 ml de cada vez (aprox. 1 copo)
  • Comer devagar e beber em goles
  • Evitar os alimentos muito quentes e muito frios
  • Evitar bebidas alcoólicas bem como os refrigerantes açucarados e com gás
  • Evitar os condimentos (pimenta, mostarda, picantes, …)
  • O leite pode ser mal tolerado e produzir diarreia. Iniciar com pequenas quantidades (+/- 100 ml – meio copo) misturado com cevada ou chá ou sob a forma de sopas de leite (com miolo de pão ou bolachas, mas tudo bem diluído)
  • Deve comer sentado e não na cama
  • Repousar após as refeições.

Quando há más disposições: Tenho alturas em que ando "à guerra" com os alimentos ou porque estou com pressa a comer e não mastigo bem os alimentos, ou porque os alimentos são mais rijos e fibrosos, ou porque a comida sabe-me muito bem e não me apetece perder tempo a pensar nisso. Nestes casos, a comida fica-me presa na garganta e a sensação é de desconforto e de dor nas costas... parece que não passa para baixo... Nestes casos o que faço é PARAR! Paro de comer, de engolir, de rir, de falar, de fazer seja lá o que for que estava a fazer naquele momento e não bebo nada (a tendência é sempre por mais qualquer coisita). Ando um bocadinho, levanto os braços em exercício devagarinho e a coisa passa quando dou um arroto. É verdade... Um arroto como dão os bebés depois de comerem e estou pronta para outra. O segredo é não stressar, não enervar, não perder a calma e TUDO passa.

2 comentários:

  1. Como em tudo na vida...não stressar:)

    ResponderEliminar
  2. És grande!!!
    A parte do arroto n deixa de ter a sua piada, és tão fofinha a arrotar! Sempre em grande estilo :) O importante é n ficares mal disposta!

    Bjnho mt grd minha estreloca ;)
    Até amnhã!

    Sara Bento.

    ResponderEliminar