sábado, 17 de março de 2012

O facebook


Eu tenho facebook e confesso que já fui mais adepta da "coisa". Ou é impressão muita ou o facebook não passa de uma montra/mostra de pessoas e acontecimentos completamente adequados àquilo que querem que seja e desadequado e desvirtuado da realidade.
No facebook as pessoas são perfeitas, com vidas perfeitas e muito felizes. Usam esta ferramenta para saberem tudo da vida umas das outras pois é a única maneira de terem conversas ditas "sociais" quando estão umas com as outras (a vida dos outros é sempre bem mais interessante que a nossa! Porque será? Porque não temos vida própria, não é? Acho que sim, que é por aí.)
Gosto das fotografias em festas, eventos com muita alegria e muita felicidade com pessoas com quem não existe relação, ou se existe é muito escassa. Onde se transmitem eventos sociais incrivelmente bem passados quando a realidade não é essa.
Os "ditos" amigos que só existem no facebook e depois quando se encontram cara a cara e olhos nos olhos não se falam (e contra mim falo!). É bonito ter muitos amigos! Somos pessoas muito sociáveis.
As que gosto mais são sem dúvida aquelas que se consideram um exemplo a seguir, um modelo de boa pessoa virtuosa e sem defeitos em que utiliza a sua página para postar frases feitas do tipo, "eu prefiro ser assim que assada, porque assim é que é bom, assada não presta" e "prefiro ser branca que ser preta porque ser branca é ser a melhor do mundo e ser preta é ser a pior do mundo". Enfim... frases da treta que traduzidas querem dizer: sou uma triste e tenho uma vida de merda e ponho aqui isto para ver se me ligam alguma porque o que eu tenho é falta de atenção.
E as amizades "amorosas" que aparecem assim do nada. Comentários onde as pessoas proclamam declarações de amor umas entre as outras e depois não têm nada que as relacione.
É bom saber que a vida é muito mais que o facebook e é muito triste ver que na maioria das vezes (e cada vez mais) o facebook é utilizado como um escape, uma segunda vida para muita gente. O facebook que seja uma ferramenta para aproximar pessoas, criar novas relações mas que não substitua a verdade e as verdadeiras relações humanas.

"A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente." Florbela Espana

3 comentários:

  1. É mesmo primaça, e quando os casais se chateiam e andam a publicar no mural um do outro?
    Xi................
    A vida "cá fora" é bem melhor!
    Mas eu digo "adoro tu" aqui, no face, no telemovel, na cara...em todo o lado :D
    ADORO TU

    ResponderEliminar
  2. Como tudo eu acho que o facebook e o que fazemos dele. Para mim e um sitio para ver fotos dos amigos, ver videos e imagens engracadas que alguem encontrou. Pode ate servir como meio para se falar com pessoas que estao longe, ou para combinar coisas ao vivo e a 3D com pessoas que estao perto.
    Apesar de ter nao sei quantas centenas de pessoas no facebook, sei que os meus amigos a serio sao para ai os mesmos dos dedos d'uma mao.
    Se soubermos separar a realidade virtual, o facebook pode servir como complemento, mas nunca como substituto de um sorriso ao vivo, de um abraco ou ate mesmo de uma discusao acesa.
    Eu cresci sem telemovel, nem internet, e ia brincar para a rua com os amigos, tocava a campainha ou chamava-os da rua e fui feliz :)

    ResponderEliminar
  3. Para nao flar nas separação e zangas que acontecem por causa do facebook!

    ResponderEliminar