quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Em choque!

(imagem da net)
Estávamos em casa quando começámos a receber chamadas e mensagens no telemóvel dele. Quando atendeu uma chamada foi surpreendido com a notícia que o amigo L. de 23 anos se tinha atirado da Ponte da Arrábida no Porto.
Ficou em estado de choque e eu sem conhecer o L. pessoalmente também fiquei!
As perguntas não paravam de surgir:
"O que faz um rapaz de 23 anos terminar com a sua própria vida?"
"O que é que lhe terá acontecido?"
"Como é que foi possível?"
Eu dizia: "que grande acto de coragem para se atirar de uma ponte". Ele dizia: "é inadmissível acabar assim com a vida."
Agora que já "digeri" a notícia apesar de estar chocada, digo que uma pessoa tem de estar muito desesperada, muito fora de si para cometer tal acto. E aqueles pais? Aquele irmão? Aquela família? Foi sem dúvida e acima de tudo um acto de egoísmo.
Terá ele dado sinais? E nós? Teremos nós capacidade e sensibilidade para perceber quando os outros não estão bem? Teremos nós próprios capacidade de nos avaliar e julgar e pedir ajuda quando precisamos?
Os problemas, as dificuldades fazem parte da vida e compete a cada um de nós arranjar formas, soluções de os/as ultrapassar sem nos fazermos de vítimas e sem fazermos sofrer os outros, principalmente aqueles que mais amamos e nos querem bem.